ENCONTRADO EM PARIS APARTAMENTO FECHADO DESDE 1942

A notícia é de 2014, mas só agora tomei conhecimento: encontrado em Paris apartamento fechado há 72 anos! Dentro dele móveis, quadros, cristais, esculturas, tapeçarias, tudo intacto. Coberto de poeira, verdadeiro tesouro.

Em 1942, como as tropas de Hitler ameaçavam entrar em Paris, milhares de pessoas fugiram da cidade em direção ao sul da França. Entre elas uma jovem de 23 anos, chamada Solange Beaugiron, Madame de Florian. Deixou para trás o apartamento em que vivia, para onde nunca mais retornou. Somente após sua morte aos 91 anos, em 2010, é que a família descobriu o imóvel e mais, que ninguém havia entrado nele desde então, embora ela tenha mantido pagas as despesas durante todo esse tempo.

O apartamento localizado próximo à Ópera Garnier, bairro nobre da cidade, foi herdado de sua avó, Marthe de Florian, atriz e socialite que viveu intensamente na Paris da belle époque. Lá dentro, entre outras coisas, chamou a atenção um quadro assinado pelo italiano Giovanni Boldini, o retrato de Marthe de Florian jovem, em 1898, com vestido de chiffon rosa, preciosidade da arte do século XIX. Foi vendido por mais de dois milhões de euros.

Tudo na casa estava conservado, como se esperasse a volta de sua dona a qualquer momento: móveis elegantes, objetos de arte, brinquedos antigos, cortinas de seda e até animais embalsamados, como era costume antigamente.

Parece que o apartamento de propriedade da família Florian logo estará aberto à visitação. Assim será possível além de admirar todo aquele tesouro, saber como vivia uma parisiense rica no início do século passado. Marthe de Florian, a avó, morreu em 1939.

(*) Fotos do apartamento estão disponíveis na internet.