O Inspetor Geral

Quem conhece a peça de Gógol (autor de "Almas Mortas" e de um dos melhores contos de todos os tempos. "O Capote"), "O Inspetor Geral" sabe que se trata de um libelo contra a adulação aos graúdos e poderosos do dia. Numa aldeia russa é noticiada a visita de um Inspetor Geral. Há, lógico,uma excitação das pessoas, um frenesi, um frisson para receber o figurão. Há expectativa e medo de quem praticou malfeitos. É preciso bajular o visitante, distraí-lo, agradá-lo paraque ele não descubra os podres. É quando surge um malandro que visita a cidade e se faz passar pela autoridade.É tratado como rei. Uma comédia. Um, repito, libelo contyra a adulação.

Hemilo Borba Filho, grande escritor pernambucano, um dos melhors do país, mas nunca lembrado, num conto maravilhoso faz o mesmo que Gógol. É noconto, "O Almirante", a ação se passa no tempo da ditadura militar. Chega numa cidade do interior um almirante, veastido a caráter. Logo a fina flor da cidade corre para bajulá-lo, em dado momento o almirante fica assustado e diz: - Eu não tenho nada com isso, eu sou apenas o Almirante do Fandango!.

Em Arcoverde houve algo parecido, mas não foi ficção, mas algo real. Certo dia espalharam na cidade que havia chegado um general da Revolução, devidamente paramentado, incçsuive com medalhas. VCorreu toda a sociedade para lhe dá as boas vindas, mmbros dos clubes de serviço, maçonaria, religiosos. políticos e comerciantes. Lá chegando, na Praça da Bandeira, encontraram o general. Era o Maestro da Banda de Música de Belo Jardim. Esta na cidade órque a Banda ia se apresentar. É um caso real. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/08/2016
Código do texto: T5728531
Classificação de conteúdo: seguro