Delação e Covardia

Sempre achei a delação premiada uma covardia.Além disso, também acho que é, em alguns casos, um recursos fascista : prende-se alguém para forçá-lo a denunciar determinadas pessoas que são, elas sim, o foco de quem ordena a prisão. Mas quase nenhum luminar das leis, especialmente os graduados, nunca denuncia essa espécie de tortura. Sim, tortura psíquica e, sejamos francos, quase física. Nunca tinha sabido de nenhuma autoridade que condenasse esse absurdo que é forçar alguém a fazer delação premiada.

Mas, finalmente, apareceu um juiz de verdade, um juiz na verdadeira acepção da palavra, honrando a memória de um Evandro Lins e Silva ou de um Adauto Lúcio Cardoso, o ministro do STF, Marco Aurélio, que numa palestra no Sétimo Congresso Brasileiro de Sociedades de Advogados disse em alto e bom som que a "delação premiada não deixa de ser uma covardia".

Disse mais: "Acima de tudo, a delação tem que ser um ato espontâneo. Não cabe prender uma pessoa para fragilizá-la para obter delação. A colaboração, na busca da verdade real, deve ser esóntânea, uma colaboração daquele que cometeuum crimee se arrependeu dele". E arrematou: "Agora não possu ser culpado se a carapuça servir".

Parodiando o conto "O Moleiro deSans Souci", podemos dizer: "Ainda ahá juízes no Brasil!". Graças a Deus. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/08/2016
Código do texto: T5727717
Classificação de conteúdo: seguro