QUEM TEM MEDO DO BICHO PAPÃO ?
Sei que vou provocar muitos risos mas a verdade é que durante um bom tempo da minha vida tive muito medo do chamado Bicho Papão .
O interessante é que embora nunca o tenha visto e não fizesse a menor idéia de como ele realmente seria , quando criança em muitas e muitas noites dormi com a cabeça coberta já que minha mãe nunca deixou que a luz do quarto ficasse acesa . O que não me lembro bem é se tremia mais do que rangia os dentes .
Depois que cresci mais um pouco e comecei a entender outras tantas coisinhas ficava sempre na dúvida se o tal Bicho Papão era ou não muito pior ou mais feio que o Lobo Mau dos três porquinhos . Essa dúvida me perseguiu por um bom tempo .
Hoje, enquanto andava apressadamente por uma movimentada avenida observava discretamente as pessoas com as quais cruzava e aí comecei a imaginar se uma delas poderia ou não ser o velho Bicho Papão disfarçado .
Afinal de contas tal pensamento não era nenhum absurdo já que desde a minha infância nunca tinha visto ou sido apresentado ao misterioso personagem , que até tinha uma musiquinha exclusiva para assustar crianças e que fez muito sucesso na minha longínqua infância.
Para refletir melhor sobre o assunto decidi dar uma paradinha num desses Mc Donald’s da vida para devorar um colossal hambúrguer . Só estou na dúvida se foi por influência do molho do sanduíche ou do sal da batata frita que consegui chegar a conclusão de que na verdade o tão famoso Bicho Papão deve ter nascido no imaginário das mães de antigamente mas que hoje em dia poderia perfeitamente vestir a roupagem dos nossos medos , da nossa insegurança e das nossas dúvidas .
O que mais nos assusta como adultos do que o medo de uma forma geral ? Temos medo de altura, de viajar de avião no meio de uma tempestade, de dentista , de injeção , do barulho de uma trovoada, de ratos, baratas e pasmem , muitas e muitas vezes temos até medo de sermos felizes .
Aliás, por falar nisso, de vez em quando escuto a confissão de alguém que está muito feliz com o novo amor mas morre de medo que essa felicidade um dia acabe. Ora, existe pensamento mais tolo ? Nesse caso o medo, seja de baratas ou de que a felicidade não dure para sempre não seria a irritante presença do antigo, eu diria até decadente Bicho Papão ?
Nunca é demais lembrar que nem todo bicho é feio e morde e sendo assim o tal de Papão pode ser interpretado de várias maneiras, isso só dependendo da nossa imaginação .
E cá pra nós, esse negócio de que Bichos Papões metem medo é coisa ultrapassada de criancinhas bem antiguinhas .
Que os Papões representem os nossos medos até entendo mas deixar que eles tomem conta das nossas vidas e façam com que a gente tenha medo de escuro e durma com a cabeça coberta, ah, essa eu não engulo mais...nunca mais...
*********
...me perdoem mas ultimamente resolvi limpar minhas gavetas e estou colocando pra fora alguns rabiscos antigos...
(...imagem google...)