Genial

Sempre recordo de uma gozação, brincadeira ou boutade, salvo engano de Antonio Maria ou Stanislaw Ponte Preta, dizendo que não entendia os seus filmes, mas achava Glauber Rocha genial, e falava de outros grande dretores e seus filmes "cabeças", isto é, incompreensíveis, tipo alguns de Bergman, A Chinesa (Godard?) e "A Bela da Tarde"...

Fico me perguntando: de que adianta você assstir a um filme quenão entende nadinha? É pura perda de tempo.

O mesmo em relação à literatura. Confesso que já tentei três vezes ler o "Ulisses", de Joyce, e não consegui, nao vou nem a centésia página. Nao consigo nem encarando como tarefa a leitura dessa livro. Também não consigo ler os livros de Faulkner, Kafka... e nem, pasmem, os de Clarice Lispector. E pasmem, outra vez, não consigo, é uma frutração minha e tanto, compreender direito o "O Grande Sertão Veredas",fico perdido, aquela linguagem roseana me desconcerta. Já li muito sobre esse livro, mas não consegui sentir a beleza do fascínio das pessoas, embora saiba que oprobema est´pa nas minhas limitações.

Na verdade, apesar de gostar muito de ler, é a minha diversão preferida, sóleio o que compreendo, nao sei ficar lendo um livro que é preciso um manual para entendê-lo; Isso se estende ao cinema, à poesia e ao teatro.

Acho que o autor genial complica o leitor comum - meu caso -, afasta-o, amedronta-o. Vou ser sincero: prefiro Dan Brown a Joyce. Sou um véio caduco e mobral. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/08/2016
Código do texto: T5725699
Classificação de conteúdo: seguro