"SE!!!"

Se voce ainda estivesse por aqui, estas manhãs frias iriam te encontrar rachando lenha naquele pequeno quintal ladeado de alecrins,capim limão, e outras tantas ervas que melhoravam o sabor do chimarrão que abria-lhe os dias.

[Era dessa forma que você gostava de encarar o inverno: Empunhando um machado.]

Se aquele machado soasse forte nestas manhãs,que são ainda tão frias (e tão vazias de ti),olhares curiosos daquelas aves de teu quintal o espreitariam pelos desvãos da cerca de ripas.Galos desatariam nos bicos,soledades que só a eles pertenciam.

Um sabiá e outro, saudariam naquelas carcomidas laranjeiras a força de teus braços octagenários.

Algum "ser" de tua era,( certamente mais um dos tantos compadres), cruzaria a rua dos fundos e num aceno desejaria-lhe um bom dia!

Se você ainda estivesse por aqui...Me acolheria nestas manhãs frias do agora, ao redor daquele fogão onde as chamas crepitavam perenemente.

[Eu ,então, reviveria o mesmo garoto mimado à quem voce servia nas madrugadas geladas de invernos de minha infância ,uma caneca de café e um punhado das bolachas "Jupiter".]

Diante daquele seu olhar protetor eu mergulharia uma a uma ,as bolachas, ao café com leite e as sorveria com a doce confiança de ser amado.

Se voce ainda estivesse por aqui, eu teria a garantia de um cais onde ancorar nos momentos de fúria das águas do tempo.

Tempo! Que corre célere, impiedoso.

Que leva os seres a quem amamos, que nos faz velhos, frágeis, saudosistas...

Tempo que nos evoca "o tempo" de lembrar...Dos tempos idos, das lembranças tantas.

Tempo que insiste em nos trazer o "se"!

Se o tempo voltasse!

Se eu fosse o mesmo de antes!

Se eu tivesse feito, ou sido, melhor?!

Se...

Se você ainda estivesse por aqui,meu pai!

Joel Gomes Teixeira