Insolência Moderna

Na Grécia Antiga, se combatia a insolência e desobediência com a Sabedoria dos deuses. Quem decidisse enfrentar a vida, com injúrias e ousadias revoltadas estava sujeito a ser punido com a morte, ou mesmo amaldiçoado. Regia-se a vida pela Sabedoria dos antepassados - e havia admiração e submetimento. Creonte, sofreu porque foi insubordinado. "Aproveitou" o rebaixamento de Édipo, para tomar o poder. Ah...mas isso é "historieta", contada sobre o passado, dizem alguns...

Quem dera fosse... Este passado está aí, nos "consumindo" todos os dias. O sujeito que deseja à todo custo subir no Poder. Os políticos com sua ganância e dolo, querem porque querem chegar ao Poder. O aluno que desafia o professor, com seus argumentos, às vezes, sofismáticos e enrolados, para tão somente ser "melhor que o professor". Enfim, onde a sabedoria é subjugada, predomina a fera humana, a vontade inescrupulosa de passar o Pai para trás. Édipo foi o segundo, porque seu antecessor Laio - seu Pai - inaugurou esta maldição. Creonte, se aproveitou da maldição de Édipo, e fingindo-se "amigo", lhe aconselhou: saia de Tebas. Ah...como este conselho foi inimigo. Às vezes, o pior inimigo está ali do seu lado. Às vezes, os filhos não aceitam a Autoridade do Pai.

Pior que Creonte, foi a ousadia de Etéocles e Polinícies. Ambos, aventurados pela saída repentina do Chefe, decidiram assumir o trono. Não lhes interessava salvar o Pai, mas tão somente "matá-lo". Ele não foi assassinado, mas sofreu a injúria e falta de amor dos filhos! Pior sofrimento para um Pai, não há!

Hoje, tudo isso é tratado como "mito"; como inverdade. Como se os argumentos da razão moderna, pudessem contornar esses desditos. Somente os tolos não percebem a força e a natureza humana, tão fortemente presente nos infortúnios do humano diante de outro humano.

arrab xela
Enviado por arrab xela em 10/08/2016
Reeditado em 12/09/2017
Código do texto: T5724352
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.