SE EU TIVESSE VOZ...

Ananindeua, PA, 8 de agosto de 2016

Ilmo(a) Sr.(a)

Ministro-Chefe da CASA CIVIL !

Brasília, - DF

A crônica abaixo contém algumas sugestões que, presumo, podem ser aproveitadas pelo presidente Michel Temer. Embora "sem voz", ainda assim espero SER OUVIDO... em seguida, publico o cordel "SE O POVO TIVESSE VOZ...", como "complemento" do texto inicial.

Enquanto escrevo nesta segunda-feira de agosto, mês de desgostos, ouço pelo Jornal Nacional que o ministro José Serra teria recebido, em 2010, R$ 23 MILHÕES DE REAIS para gastar com propaganda... santo Deus, como alguém tem coragem para "jogar fora" essa fortuna, em troca de um cargo qualquer?

Exatamente nessa época comecei meu "calvário" para tentar conseguir modesta FILMADORA de 300 ou 500 reais, uns 150 dólares ou euros, a fim de registrar minhas músicas e poemas... foram necessários quase 5 ANOS para ver meu sonho ser realidade. Vários amigos artistas não tiveram a mesma sorte e FALECERAM sem que NADA de sua obra fossem registrada. E haja dinheiro... para a Política!

Sem mais, SINCERAMENTE,

CINCINATO P. AZEVEDO (escritor e compositor) 8/agosto 2016

******************

SE EU TIVESSE VOZ...

"Vós, que entrais, deixai do lado

de fora toda esperança"!

DANTE ALLIGHIERI

(in "A Divina Comédia")

Minha (nova) vida de "morcego", graças aos aditivos químicos acrescentados ao "pão nosso de cada dia", tem suas vantagens: pude assistir ao Programa do JÔ inteiro, nesta madrugada de 6/8, com a maravilhosa e charmosa atriz-"dark" BETE COELHO, que vi pela primeira vez na novela "Sangue do meu Sangue" (na Band? no SBT?) por volta de 1992/93, fazendo o papel de um rapaz revolucionário dos anos 20, espécie de "Dilma" de calça. Na sequência, um monge que faz licor, com jeito e cara de maluco... bem, deixa pra lá!

Bete, além de dar um show na novela de época "Escrava Mãe", da TV Record, faz em SP uma peça do teatro grego que fala na "caixa de Pandora", que guardava todos os MALES do Mundo, inclusive a Esperança. Na Grécia antiga, entre os deuses pelo menos, Esperança era um sentimento negativo, que "atrapalhava" os humanos. Meu comentário vem "de carona" numa resposta da amiga virtual Saramar Mendes a uma crítica sarcástica de minha lavra. "Há que ter esperança"... retrucou ela!

Se o quase-presidente M. Temer não fosse tão político -- ou tão peemedebista, o que vem a ser a mesma coisa -- eu teria uma nesga da "amaldiçoada" ESPERANÇA e voltaria a lhe pedir a EXTINÇÃO das punições para quem não quer mais votar, uns 50 MILHÕES hoje, anulando de vez o efeito humilhante da LEI anti-democrática que nos obriga a esse DIREITO (?!) ridículo, inócuo e inútil. SE VOTAR MUDASSE realmente alguma coisa não se teria tanta gente deixando de fazê-lo!

(EM TEMPO: em 2014 apenas 16 dos 82 senadores votaram pela manutenção da "lei", numa das Comissões... isso é legítimo?)

Para que esse país pareça ao menos um pouco uma Democracia (não apenas nos discursos) o Presidente igualaria os tempos de todos os candidatos no horário eleitoral gratuito. Os grandes Partidos continuariam com mais tempo -- por terem mais candidatos -- mas se cumpriria o artigo cínico da Constituição que declara que todos SÃO IGUAIS perante as leis. Frente às leis eleitorais não são, frente à Lei comum magistrados corruptos ou venais são aposentados ao invés de serem presos. Frente à situação geral de quem trabalha 2 ou 3 décadas para se aposentar, os políticos fizeram "sua própria lei" e por ela "descansam" após 8 ANOS de mandato, com 13 ou 15 salários por ano, benesses mil, além de ACUMULAREM "aposentadorias" extras diversas.

Se eu tivesse voz o horário eleitoral gratuito seria transmitido por uma só estação de TV da cada Região e 2 ou 3 emissoras de Rádio... assim como a vetusta "A Hora do Brasil" -- voz dos "políticos" e do Governo somente -- esse horário eleitoreiro é IMPOSIÇÃO, chateação, ilusão e opressão, não atende A VONTADE da população, regra número 1 da tal democracia, nos "empurrando" goela abaixo um bocado de PATIFES que só têm FICHA LIMPA (?!) por não terem sido julgados em décima ou trigésima "Instância". Enquanto isso TREs e esse "impoluto" TSE "lavam as mãos".

Se eu tivesse VOZ um certo Luís Inácio teria ME OUVIDO, em carta de outubro de 2002 a êle dirigida, exatamente com esses pedidos. Se eu tivesse VOZ "madame" Dilma -- na qual já não confiava desde 2005/6, ainda Ministra da Casa Civil, quando dela precisei -- também teria ME OUVIDO, o que não sucedeu. As mulheres que acreditam que basta serem CANDIDATAS para terem voz, estão sendo enganadas. Continuarão à reboque dos Partidos, todos machistas, e da politicalha antifeminista que lhes dá base. Se eu tivesse VOZ pediria ao já presidente Temer que o Governo Federal instalasse nas cidades com mais de 50 MIL habitantes 1 torre de transmissão (via Rádio?) de Internet gratuita, para ampliar as oportunidades de LAZER da população pobre, porque as ruas se tornaram UM PERIGO, tanto de dia quanto de noite. Até na abertura das Olimpíadas se falou dessa VIOLÊNCIA urbana, insana e incontrolável.

Por fim, SE EU TIVESSE VOZ encerraria com essa propaganda oficial sobre ELEIÇÕES e voto... é uma tristeza, cada uma consegue ser PIOR do que a anterior e, a cada pleito, "se superam". Agora, "admitem" que O BRASILEIRO NÃO TEM VOZ mas, que se tivesse (?!), seria igual à daquele coral horroroso. Fiz Canto Coral quando jovem, por ano e meio, e nem nos nossos piores dias conseguimos ser tão pavorosos. Desde o "não esqueça a toalha", passando pelas "graçolas" do Carlinhos Brown e de artistas globais desnecessariamente à serviço de Governos (e prefeitos) que só pensam NO POVO no período eleitoral, a propaganda oficial É UM SUPLÍCIO, um terror... e é nosso dinheiro que PAGA isso! Continuo sendo OBRIGADO a votar, mas me poupem ao menos dessa tortura!

Ah, SE EU TIVESSE VOZ...

"NATO" AZEVEDO (escritor e compositor) 8/agosto 2016

*****************

OBS: o cordel será postado outro dia, acabou meu tempo na Lanhouse!