A VIDA SURPREENDEU A SARAMAGO 

 
    
 
   Naquela manhã eu assistia a um programa de televisão, com significativa audiência.  A apresentadora conversava, animadamente, com o jornalista convidado. Em pauta: “experiências jornalísticas”. Dentre elas à reprise de uma entrevista com o excelente escritor português, nascido em Azinhaga do Ribatejo: José Saramago.
   Ouvi, atentamente, às palavras de Saramago... Em certo momento o escritor perguntou ao jornalista: – “O que posso esperar da vida aos 63 anos”?
   Essa indagação mexeu, profundamente, comigo. Senti a minha alma ferver, como que um efervescente, num copo d’água. Interpretei a pergunta de Saramago, como que apática... Pareceu-me própria de quem desistiu de lutar, perseverar... Inquietei-me! Pensei: Se alguma pessoa “depressiva” ouvir isso... não vai ser nada bom! Certamente, pensará: – Se José Saramago nada mais espera da vida, aos 63 anos de idade...  que direi eu?
   No dia seguinte a indagação do escritor, ainda me inquietava.  Busquei entendê-lo pesquisando, sobre a sua vida.  Li, a sua biografia: o escritor nasceu no ano de 1922 e faleceu em 2010, aos 88 anos de idade.  Aos 63 anos, não tinha conhecido o grande amor de sua vida: Pilar. Casou-se três anos, após dar essa entrevista, em 1988. Embora, tivesse se dedicado à Literatura, só em 1998, alcançou o reconhecimento literário... Quando, enfim, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.
   O escritor se enganou, ao pensar que a vida nada mais teria para lhe oferecer. Sequer imaginou que, após os seus 63 anos de idade viveria, intensa e maravilhosamente, emoções inimagináveis...
Depois de a sua entrevista... cuja pergunta, por ele feita ao jornalista, inquietou-me, profundamente, tudo começou a fluir em sua vida. Encontrou o seu verdadeiro e último amor e 13 anos mais tarde, alcançou o “devido” reconhecimento literário, ao ser premiado com o” Prêmio Nobel de Literatura”.

   A vida nos reserva surpresas... Vale a pena nos agarrar a esse fio tênue.
 
    
          
 
 
Licença Creative Commons
O trabalho A vida surpreendeu a Saramago, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
 
 
EstherRogessi
Enviado por EstherRogessi em 09/08/2016
Reeditado em 04/10/2018
Código do texto: T5723003
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.