ROUXINÓLICA

Manhã de sábado, o tradicional Bar do Grijalba, completamente lotado. Se já o é,em dias normais, neste sábado tem motivação especial. Jogo da seleção brasileira. Valendo pelas eliminatórias da copa do mundo, por sinal jogo importantíssimo, não fosse só pela pontuação que nossa seleção tanto necessita, ainda por cima o adversário é nada mais, nada menos, que nossos vizinhos e tradicionais arqui-inimigos Los Hermanos _ azul celeste. Argentina.

A festa começou cedo, com tudo que tem direito: A turma do pagode, churrasco, feijoada, é claro, muito bebida e animação. Em ocasiões assim, principalmente em se tratando do Bar do Grijalba, onde todos se conhecem, praticamente uma irmandade, as horas correm, o tempo vôa.

De repente alguém comenta: _Faltam 15 minutos para começar o jogo, está nos comentários. - Liga o telão! Estréia de uma tela plana 29 polegadas: _ Vamos lá Grijalba! Liga a TV! _ ecoam várias vozes. Incontinenti, Grijalba sempre solícito em atender sua vasta e seleta clientela, desliga o som e liga a televisão. A tela do aparelho acende, mas imagem que é bom, nada! Só chuviscos.

E agora? Vai outro lá, mexe,vira, nada. Chama o Tadeu. _ Tadeu é metido a técnico: Tadeu vai lá tenta sintonizar, roda, gira, nada. A impaciência vai tomando conta da turma, todo mundo tem uma opinião: _É a TV que está com defeito: _ Não! Deve ser a antena parabólica que está fora de sintonia. Afinal de contas o que será?

Os ponteiros não param, faltam apenas 10 minutos para as 18:00hs, o dia já vai morrendo para a chegada da noite, o jogo está começando, mas ninguém quer ir para casa. E agora Grijalba? _ O que se faz? _ Grijalba, é o mais desorientado com o fato: _ Ora, ainda hoje de manhã, na hora do “Bom dia Brasil”, fiz o teste, estava normal. Comentário que é ratificado por alguns que presenciaram o fato.

Tadeu como sempre, se apresenta como o salvador da pátria, exclama: _ Vou em casa pegar uma TV 14 polegadas ,com antena direta. Dizendo isso, pegou seu fiesta, e saiu em disparada.

Enquanto isso, alguém sobe as escadas do sobrado para verificar a antena parabólica, e ver se há algo desligado. O escolhido foi Chico Almeida, caminhoneiro metido a eletricista, famoso por sua calma. No Bar tem de tudo, do médico ao pugilista.

A impaciência tomava conta de todos: _ Ora, já estamos perdendo o jogo! Calma! Que diabos viu essa TV? O que será que aconteceu? Todos se perguntavam, se respondiam, o tempo voava. Tadeu também voou, já chegava de volta.

Pronto! Vamos lá! Instalou a TV de 14 polegadas, direcionou a antena e Zás... Imagem. Apareceu o tão desejado e sonhado gramado verde do Maracanã, na telinha do aparelho, bem como, a seleção canarinha, verde e amarelo do Brasil, e a tal azul celeste da Argentina. Gritaria geral, vivas, aplausos e etc.

_ Grijalba sentencia: _ Calma, vamos assistir.

_Todos tomaram seus lugares, jogo difícil, travado. Cheio de malícia e catimba, muito próprio, tanto dos nossos jogadores _( Brasil )_Bem como dos hermanos _( Argentina.)

Mas para nossa felicidade, amigos da sociedade Bar do Grijalba¬, bem como para milhões de brasileiros, nossa seleção venceu pelo apertado placar de 2 x 1, o que não diminuiu em nada o gosto da vitória. Terminado o jogo, é só comemoração, desliga-se a providencial salvadora TV de 14 polegadas, liga se de volta o som. De repente alguém lembra: _ Cadê o Chico Almeida? Todos olham procurando. Não é que o dito cujo, está sentado calmamente, mastigando o inseparável palito, como se nada tivesse acontecido.

Grijalba pergunta: _ E ai, Chico? Todos silenciam, aguardando a resposta: Chico, na sua eterna calma, responde: _ Com a antena está tudo bem! _ E por que não deu imagem? Perguntam várias vozes apreensivas: _ É que o danado de um rouxinol, fez um ninho bem naquela caixinha no meio da antena, exatamente onde fica o receptor de sinais do satélite. Tá lá a bichinha (passarinho) bem acomodada, chocando seus ovos.

Para completar, Paulinho, no auge de um homérico porre, já chamando Jesus de Genésio, mas sempre com a velha mania de em tudo meter o bedelho, exclamou: _Ah! É por isso que lá do biombo. _( Sobrado onde mora vizinho ao Bar )_ Toda manhã, eu vejo um casal de ‘‘rixinol’’! Para mim, aquilo foi a deixa. Pois a exemplo da grande maioria, já estava meio truviscado. Falei: _ Grijalba, pendura aí a despesa no velho prego de sempre,e passa a régua.

Ignácio Santos

ignacio santos
Enviado por ignacio santos em 08/08/2016
Código do texto: T5722162
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.