O que não nos mata, nos fortalece!
 
 
Vinde, pois, vós que sofreis, e se achai oprimidos,
 e sereis aliviados e consolados.
 
(O Espírito da Verdade, 1862.
Do Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec).


 
A vida é repleta de desafios e são esses que nos fortalecem.
 
Por mais que queiramos a paz das manhãs de domingo reinando durante os dias, o que nos melhora é tudo aquilo pelo que passamos e que nos obriga a amadurecer mental, física e moralmente.
 
Há a dor física do crescimento e há também a dor moral do amadurecimento.
 
Não queremos passar por nenhuma delas, mas quando passamos a dar respostas positivas diante do que nos acontece encarando tudo com Fé e Esperança no nosso destino vindouro, podemos afirmar que crescemos virando uma página nova na existência.
 
A tese nos remete a pensar no que diríamos a uma criança que de nós se aproximasse dizendo que não queria crescer, mas que preferiria continuar como criança para sempre.
 
O pedido pueril, por mais comovente que nos pareça e sensibilize, obviamente não pode ser atendido. Crescer implica em aprender a efetuar a escolha certa do que sentir, pensar e fazer a cada passo que damos no andar da estrada da vida.
 
A lógica nos induz a apreciar os fatos e deles tirar conclusões racionais a par do que se nos defronta. Diante do caminho que temos, do berço ao túmulo, muitos se desesperam diante de cada perda, de cada angústia, de cada dor esquecidos que são que essas feridas fortalecem o caráter, pacificam o coração e moldam o espírito para que um dia brilhe na sua pureza santificadora.
 
Seria possível passar pela dor sem nunca experimentar sofrimento?
 
Talvez essa seja uma pergunta que venha à mente de muitos. A resposta se apresenta dentro do que a própria natureza nos oferece e ensina.
 
Quantos tombos levamos antes de aprender a andar com firmeza? Quantos rabiscos precisamos fazer antes de aprender a escrever com clareza? Em tudo, dentro da condição humana, exige-se o emprego do esforço e, mesmo diante do que nos será bom no futuro, eis que podem surgir momentos dolorosos. Afinal, muitos estudantes não se queixam do rigor das lições sabendo os pais e mestres que será isso que os tornará aptos no futuro? Seria bom o pai ou o mestre que privasse o aluno do crescer, mesmo que justifique esse estar sofrendo ou sendo privado de horas de brincadeira, sono ou lazer? O bem que advirá no futuro não seria superior à dor que alega sofrer hoje?
 
Somos todos crianças espirituais e nossos olhos não alcançam senão as percepções do agora. Aprendamos a estender nossos olhos ao infinito, em direção à nossa inadiável felicidade futura e seremos venturosos desde agora agradecendo ao Pai pelas oportunidades da vida, sejam quais forem, sejam macias ou dolorosas, por que são elas que nos aprimoram para voar quando nos desligarmos da matéria.

A dor, ademais, é como uma ferida na casca grossa do orgulho permitindo que no espírito entre a luz. De fato, ninguém quer sofrer, todos querem saúde, prosperidade e paz. Porém, nossa condição humana cresce muito mais rapidamente diante dos desafios do que na inércia de uma vida morna. Por mais que uma vida sem desafios nos pareça promissora, a experiência nos demonstra que a onda de tédio nos mataria tornando-a de um fardo insustentável. Observemos o imenso rol de pessoas afortunadas que tudo teriam para serem felizes e que se destroem diante de vícios e de desregramentos que a fortuna material lhes facultou. Também há os que nada tem de material e falham de igual modo, mas o que mata o homem é o vazio, a falta de sustentar-se na rocha firme que se constitui a mensagem de Jesus em seu imenso Evangelho de Amor e Luz. Tenhamos o Cristo por Rocha a sustentar-nos e as provas da vida se tonarão leves.

Diante, pois, dos desafios, da dor, do sofrimento, façamos o que nos dizem os mestres da luz e elevemos uma sincera prece ao alto para que Deus nos socorra e envie através das inspirações dos seus emissários a necessária coragem e resignação.
 
(Jurandir Araguaia é escritor, palestrante motivacional espírita, ex-fiscal-ambiental/Goiânia, Auditor Fiscal/GO, formado em Ed. Física e Adm. de Empresas. Site: www.jurandiraraguaia.prosaeverso.net)