B o c ã o

No sertão de Pernambuco, acho que de todo Nordeste, os homens realmente valentes sempre foram aqueles que falam baixo, de aparência tranquila e que nunca conram vantagens. Nunca foram sem são - o tipo Bocão, aqueles que são valentes da boca pra fora, que arrotam valentia, que são meros provocadores. Estes não sao ´nem nunca foram - valantes, na Hora H amarelam e cagam na bota. Juro.

Estou tocando neste assunto porque de vez em quando vejo vídeos na internet ou matérias na mídia de sujeitos arrotando valentia, bancantoovalentão, ouviando o "faço e aconteço", "o prendo e arrebento", babando de ódio, mas falando sozinho, sem provar a coragemtão alaradeada. É tudo teatro. Quem tem coragem não faz reclame, age na hora certa.

Nunca defendi a violência, acho algo irracional. Mas conheci e rivei da amizade de pessoas valentes mesmo. Nenhuma delas arotava - nem arrota os que ainda estão vivos e bulindo - valentia. Pelo contrário, eram - e são - totalmentecalmos, falando baixinho, ninguém que os conheça dava - nem dá dá - nada por eles. Uns caras comuns, sem utilizar reclames.

Esses que aparecem nos vídeos bancando ser valentões, destilando valentia e ódio, são uns farsantes. Na Hora H, quando encontram pela frente um homem de verdade, saem correndo com pés batendo na bunda. Juro. Inté.

Vi um pedaço da Olimpíada, gostei de Paulinho cantando o Hino Nacional, mas achei fraca a cerimônia e deixou a desejar a encenação. O Basil não é aquilo. Realmente mostraram um Brasil gambiarra. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/08/2016
Código do texto: T5720192
Classificação de conteúdo: seguro