HÁ 120 ANOS, A PRIMEIRA OLIMPÍADA DA ERA MODERNA... III 8h50min.

Hoje não deixa de ser um dia importante para o nosso país, a noite será a abertura da primeira Olimpíada realizada na América Latina, na cidade do Rio de Janeiro, apesar dos eternos “descontentes”, nada está bom, tudo está errado...

Recuemos no tempo estamos em 1896, em Atenas, Grécia, graças ao empenho do francês Pierre Frédy, o Barão de Coubertin, finalmente no verão daquilo longínquo ano, teve início no Estádio Panathinaiko, a primeira Olimpíada da era moderna. ... “Que os jovens de todo o mundo participassem de uma competição desportiva, ao invés da guerra.”

Participaram tão somente 14 países, 242 atletas masculinos, já naquela época as mulheres como sempre descriminalizadas ...

Quanto aos meios de locomoção, se restringia aos trens ou navios, os automóveis “chegariam” bem depois... O telefone já existia de forma bem rudimentar, pois na década de 1870,* Alexandre Graham Bel; (1847/1922) no dia 10 de março de 1876, o então presidente dos Estados Unidos, Betherford Hayes, (1877/1881) a fazer naquele dia este “célebre” pronunciamento: “Uma invenção incrível, mas quem via querer usá-la?”...

Os meios de comunicação o rádio e a TV viriam mais tarde, bem como a Internet, que a tudo revolucionou, (1991) com a comunicação instantânea, hoje, segundo afirmações, três bilhões de pessoas estarão assistindo ao vivo a abertura dos jogos Olímpicos, o que não deixa de ser um avanço jamais imaginado; naquele ano a população mundial deveria estar em torno de um pouco mais de bilhão de habitantes, quanto às comunicações, seria mais pela impressa escrita, que demoravam muito, para saberem dos fatos que estavam acontecendo...

Provando isto, a muito tempo atrás, procurando um jornal da época, de nossa cidade na biblioteca Pública, querendo pesquisar a nossa imprensa, sobre as notícias do naufrágio do Titanic, muitos dias após, as notícias vagas e imprecisas, diferente de hoje, em que elas chegam praticamente no instante que está acontecendo...

Fazemos votos que este evento ocorra sem incidentes, diante destes fatos deprimentes que volta e meia acontece movidos pelo fanatismo, sem precedentes, em que a vida a estes não têm qualquer valor, cuja palavra TERRORISMO, se faz presente...

Voltando a frase do Barão Pierre, o caminho da paz e do entendimento, entre os povos, lamentavelmente, no dia 2 de agosto de 1914, alguns mandatários, - somente 18 anos depois deste evento. – escolheram o caminho da Guerra, Primeira Guerra Mundial, e a Segunda após tão somente 21 anos... 8h43min.

*Alguns nomes e datas compilados da Wikipédia.

*1001 Invenções, que Mudaram o Mundo.

Curitiba, 05 de agosto de 2016 – Reflexões do Cotidiano – Saul http://mesangensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 05/08/2016
Reeditado em 06/08/2016
Código do texto: T5719478
Classificação de conteúdo: seguro