Vaidade e doença

Podemos definir vaidade como desejo irrefreável de chamar à atenção. Quando ele é moderado pode-se admitir que é algo normal, mas se for exagerado é uma neurose perigosa.

A vaidade começa na infância, e a causa, não raro, é o ecesso de mimo dos pais. Alguns tratam a criança como se ela fosse um gênio, um príncipe, superprotegem. Resultado: a criança vai se tornando dependente de mimos, elogios. zelo exagerado, cuidados ezcessivos, acreditando que é alguém especial.Vai crescendo pensando que é um superdotado, fora de série, iluminado,babambã, superior.

Chegando na adolescência a vaidade vai evoluindo, o adolescente vai querendo e exigindo os mesmos privilégios de quando criança. É um refém da vaidade que foi incrustrada na sua mente desde criancinha. Ele vai usar de todos os meios para explicitar sua vaidade doentia: se achando o mais inteligente, o mais bonito, alguém imprescindível. Esse desvio de personalidade vai torná-lo antipático em qualquer grupo do qual faça parte.

A consquência maior desse distúrbio será, sem dúvida, na fase adulta. Será um adulto problemático, vaidoso demais, impopular, chato, indefecável, evitado, isolado e triste. Alguém incapaz de um gesto de humildade, incapaz de pisar no chao e de admitir que é apenas mais um na multidão.

Que fique claro que o homem vaidoso em excesso é vítima da maneira como foi criado na infância. Esse supervaidoso não é alguém do mal, é apenas um doente. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/08/2016
Código do texto: T5718194
Classificação de conteúdo: seguro