NÃO PRECISO DE DEUS!

A existência do ser humano na terra é um fato consumado. Consequência de um ato determinativo, um sopro do todo poderoso que resultou num ser pessoal, perfeito, que deslumbra e desafia a cada dia as mentes mais lúcidas e desenvolvidas. Mal versado nas teorias, desnutrido nas falácias; permanece, contudo este protótipo divino na sua procelosa existência, traçada por ação intuitiva de Deus, a quem, desde a sua prófase lhe é devedor.

Vemos, porém, alguns sublimados de natureza egocêntrica, crescidos, avantajados, derrubando limites e infiltrando-se desorientados na infinitude do todo poderoso, vociferando exaltados,...

Eu não preciso de Deus!

Mas qual indivíduo probo, de uma vez por todas, racional, não deixaria o senso procaz, vindo a procumbir diante da incomensurável sabedoria divina? Que homem há que entrou no seu conselho, para que depois de tantos milhares de anos-luz pudesse vir duvidar de sua pessoa? Quem és tu, ó homem, para desafiar o teu criador? Tu que esquadrinhas o céu, faz o mapeamento das células do “Homo sapiens”, mas ainda não se deu conta do que és feito e de que matéria é composto o teu ser?

Tu que se ufana em delirosa jactância; em vanglória e orgulho, retroage ao criador?

Dir-te-ei quem és, e do que és feito...

Da insensibilidade perspicaz dum ser revoltado, saiu a seguinte expressão,“O homem é um embrulho postal que a parteira enviou ao coveiro”. Porém se fizéssemos uma análise biológica mesmo de forma simplificada já poderíamos verificar que do seu lado palpável, ou seja, o físico material vê-se o homem avaliado da seguinte forma:

O corpo humano possui 150 ossos e 500 músculos.

O peso do sangue de um adulto é de 15 quilos. Seu coração bate 70 vezes por minuto e cada pulsação desloca 44 gramas de sangue, que somados por 24 horas totaliza 5.850 quilos diários. Seu pulmão contém normalmente, 5 litros de ar. Este corpo respira 1.200 vezes por hora, gastando 306 litros de ar, é formado por 13 elementos, sendo oito sólidos 5 gasosos. Um homem pesando 75 quilos é constituído de 44 quilos de oxigênio, 7 quilos de hidrogênio, 173 gramas da azoto, 600 gramas de cloro, 100 gramas de enxofre, o suficiente para matar as pulgas de 3 cães de tamanho médio. É composto ainda de 1700 gramas de cálcio, 800 gramas de potássio, e 50 gramas de ferro, o suficiente para fazer 5 pregos travessais, e cal suficiente para pintar 20 metros quadrados de parede.

Seria somente isto ser humano?

Se assim fosse porque a ciência tão cultuada como solução final, não junta estes 13 elementos que são do seu conhecimento e monopólio e forma o seu homem, com toda sensibilidade, inteligência, sentimento como possui o representante divino?

As vãs filosofias de homens que se consideram sábios estando fora do parâmetro divino, analisam este ser tricotômico somente pela sua transitoriedade, isto é, do começo e fim de si mesmo.

O homem não é somente “um bípede sem penas” como disse Platão. Nem tão pouco “mais macaco do que qualquer macaco”, como se expressou Nietzsche. Também não somente “um ser sociável” como afirmou Aristóteles. E de forma alguma “um animal vicioso” como ensinou Moliére, ou ainda “um ser que ri e chora” como disse William Hazlit.

Não! O homem não é somente um amontoado de pele, carne e ossos.

Com toda a certeza é mais que isto.

Ele é a coroa da criação universal. Ele é um ser espiritual composto de corpo, alma, e espírito, com o qual, Deus, o criador, tem um sério relacionamento. Ele não é o resultado tão somente destas matérias apresentadas, é antes de tudo, espírito que é o âmago e a fonte da vida humana. É o espírito que faz com que o homem se distinga das demais coisas criadas por Deus. O espírito é o canal pelo qual o homem pode conhecer Deus e relacionar-se com ele e participar das coisas inerentes ao seu reino.

Já a alma, substância incorpórea, imaterial, invisível, criada por Deus à sua semelhança, fonte e motor de todos os atos humanos. É a parte imortal dos homens, em contraste ao corpo que definido pelo nosso DNA.

A alma é tudo o que o homem é. Sua personalidade. Seu ego. É o mundo dos pensamentos, sentimentos e decisões. A alma reside entre o espírito e o corpo. Pertence aos dois. Está ligada ao mundo espiritual através do espírito, e ao mundo material através do corpo. É através da alma que tenho consciência de mim mesmo. São áreas da alma, a mente, que é a sede da mesma, o intelecto, os pensamentos, o raciocínio, a memória, a vontade, que é o instrumento que nos leva a tomar decisões, nos dá o poder, a capacidade de fazer escolhas e ainda as emoções, que são instrumentos que permitem que expressemos nossos sentimentos, gostos, simpatias, alegrias, tristezas, amor, ódio e outros mais.

É a alma que dá expressão ao corpo do homem através da vida que nele habita. É o princípio volitivo do ser humano. À alma pertence o entendimento, a emoção, a vontade, e a sensibilidade. O espírito é o agente, enquanto o corpo é a agência. Esta agência fechando a sua porta finda-se, e os 13 elementos transformando-se em pó, cessam, porém, permanece o eterno, esse outro princípio derivado de Deus, agente que possibilitou existir este que jamais será destruído.

Desta forma não existe possibilidade deste ser, criado por Deus, cogitar viver sem a presciência divina, pois homem nenhum, por mais capaz que seja jamais poderá manipular o sopro do divino, o qual dá a vida e faz esta casca chamada corpo expressar-se.

Até onde vai a tua petulância em afirmar “que não precisas de Deus”?

Pois se com tuas mãos nada crias, e o que constróis é pela manipulação das matérias existentes, ou seja, pelo uso dos recursos naturais dados ao homem pela bondade do supremo ser, Deus.

Tu ó homem que se jacta de tantos feitos não consegues nem definir a cor dos teus cabelos, pois o mais que conseguiste afirmar foi,.., que a cor é uma ilusão devido à acomodação da visão no cristalino, que se tornando mais espesso, ou delgado, sob a ação do músculo ciliar, faz com que os raios luminosos incidam exatamente sobre a retina, onde de forma invertida as imagens são formadas sobre ela.

Fato que nos passa despercebido, devido a um mecanismo de adaptação desenvolvido desde tenra idade que tu ó orgulhoso e insensível ser, não conseguiste descobrir.

Não entendes, ó povoa desinformada, que no verso e reverso, és patente ao todo poderoso?

Tu és um ser coquete que deve voltar às origens da nascente do teu ser.

Pois hás de convir comigo, que és apenas um broto de sabedoria, diante da árvore da vida que é Deus, o teu criador.