Recuerdos da Política de Antigamente

Hoje estou distanteda política partidária, mas no final dos anos sessenta e começo dos setenta, eu era participante ativo dela.Erado MDB (ainda nao tinha o pê), e tiha um slogan:"A chama viva da democracia". Algo que se justifica à época devido à ditadura. O emedepê não era o partido fajuto de hoje, era uma frente de oposições.

Adorava ouvir os discursos. Não riam, é verdade. Juro. Mas não os discursos dos bem dotados e nem figurões,mas dos menos dotados, eu me divirtia paca. Havia um engraxate chamado Jorge, uma figura popular, um cara que tomava muita cachaça e era do MDB, ele resolveu se candidatar a vereador, sem nenhuma chance, mas como faltava candidato colocaram o sujeito na chapa. E ele danou-se a fazer discursos bêbado. Num comício da Frasqueira na nossa Pesqueira, ele bambeando começou sua discurso: "Oi, gente, eu sô um nêgo disclassificado, um bêbo, num valu um vintém, um tostão, um derréis, maizi sô miô que toda a cambada da Arena e...", aí vomitou no microfone. Um arraso. O cara teve ainda 38 votos, o menos votado, mas trintaeoito eleitores votaram nele.

Outro memro do partido que fazia discursos arretados era uma professora, candidata a vereadora. Nao era uma professora nos trinques, deixava a desejar, mas era uma pessoa muito bondosa mas metida a falar demais. Seu slogan era "Educadora de Verdade". Num grande comício Bairro do Prado, o mais populoso da cidade, ela começou a falar na sua missão de mestra: "E-du-co o pobre, e-du-co o rico, e-du-co o branquinho, e-du-co o feininho, e-du-co...". Nao prestou começou a risadaria, as pessoas, devido a ela falar bem explicado, entenderam que ela falava é do cu... Ela nem ligou e passou a atacar o candidato a prefeito que consideravaum inimigo: "Fulano só bota em mim por trás, cadê que ele tem coragem de botar pela frente?". O danado é que bateram muitas palmas.

Quando chegou o tempo do horário eleitoral no rádio a coisa ficou ainda mais hilária. O difícil, para mim, que era quem coordenava o horário do MDB era esalar todo mundo.E nao tinha gravação não, era tudo ao vivo. Mas dava para sdatisfazer a todos. Bom, pela Arena sempre quem abria o horário era o chefe político,Seu Neco, um sujeito calmo já tinha sido prefeito duas vezes, calmo, se dava bem com todo mundo, sem estudo. Um dia resolveu apelar para o povo do distrito de Papagaio, e então disse que fora ele quem trouxera parao distrito a aimagem de Nossa Senhora da Conceição, e fez outras considerações. Então chegou a vez do MDB, e quem abriu naquele dia foium verador que era apelidado de "O Tanque de Guerra do Prado", um cara bondoso, mas meio irritado, inclusive amigo de Seu Neco, mas ficou arretado com a fala deste.Então mandou ver: "Meu bo-ne-co(ele queria dizer meu bom Neco, mas soava meu boneco), menas a verdade, num foi você que trouxe a image de Nossa Senhora para Papagaio. É mintira sua. Quem trouxe foi Agostinho Bezerra, ele até guardou ela na padaria dele, e quando a gente levou pra Papagaio eu me lembro que ela tava bem branquinha, toda melada de trigo. Menas a verdade meu boneco".

Tenho saudade daquela época, além de combater a ditadura a gente ria muito. Ah, saudade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/08/2016
Código do texto: T5716882
Classificação de conteúdo: seguro