Besteirol Político

Estou de saco cheio com a política mas resolvi fazer algumas considerações sobre ela. Citando opiniões de algumas pessoas famosas.Vou começar com Camilo Castelo Branco: "A política pode substituir a fêmea, quando é preciso escolher entre duas devassas, mas não é possível conservar ambas". Michelet: Qual é a primeira parte da política? A eucação. A segunda? A educação. E a teceira? A educação". Poudhon: "A política é a ciência da liberdade". Mao Tsé Tung: "A política é guerrasem derramamento de sangue, enquanto a guerra é política com derramamento de sangue". Churchil:"A política é quase tão excitante quanto a guerra, e não menos perigosa. Na guerra a gente só pode ser morto uma vez, mas na política diversas vezes". Amado Nervo: "É mais fácil encontrar uma mulher resignada a envelhecer do que umpolítico resignado a se retirar de cena". . Poderia citar frases e mais frases sobre a política. Mas o que dsejo enfatizar é que apesar dos pesares ela é importante. Quem não´tão importante sao os políticos.

Apesar da nossa natural aversdão à politica, a verdade é que ela, no regime democrático, é fundamental parao desenvolvimento deum país. Sem a política não há desenvolvimento. Daí a necessidade de mesmo com o lenço no nariz tentarmos influir na política.

Épreciso entender que os políticos que possuem mandatos não chegaram lá de forma biônica, eles foram eleitos pelo povo. O que podemos deduzir disso? Ora, que o povo é mais importante queos politicos. É ele quem outorga os mandatos. O detentor de mandatos devia ser, portanto, um procurador do povo. Seu salário é pago pelo povo. Aautoridade do detentor de mandato é concessão do povo. Assim que concede os mandatos, e paga aos detentores de mandatos, tem o direito de cobrar eficiência e seriedade. Oproblema éque limitamos a nossa participação política ao voto. Mais: grande parte dos eleitores vota ou apoia políticos pensando em receber benesses ou vantagens. Um absurdo. O voto de consciência é minoritário.

Vejam a campanha que vai se iniciar, a municipal. Qual vai ser a participação do povo nela? Nenhuma. Apenas alguns batem papo, conversam, boatam... Só isso. Resultado: ficamos sem autoridade para reclamar dos políticos.

Seria bom que as pessoas, especialmenteas que posssuem mais cultura e informação, tentassem conscientizar as demais, a maioria, sobre a necessidade de sua participação nos debates políticos, deixando de srr meros espectadores para ser participantes ativos.

Cumpre à socieade examinar as frichas dos candidatos, levantara sua vida pública e privada,o desempenho nas profissões, amizades, passado... Não se pode e não se deve , por exemplo, votar em quem tem pendências na justiça, nos que respondem a processos por contas rejeitadas, improbidade administrativa, bem como em quem já se envolveu com atosa de violência ou imoralidades, enfim, não se deve votar em quem tem ficha suja.

É hora de árticiparmos da política. Nao como militantes paridários, mas como fiscais e participantes ativos das lutas em defesa da cidadania. Talleyrand dizia: "Em política, um erro é pior do que um crime". Seria também importante lembrar do conselho de Lacerda (foi golpista mas disse algo sério): "O voto tanto pode ser uma carta de alforria como um título de servidão".Você decide, eleitor. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/08/2016
Código do texto: T5715763
Classificação de conteúdo: seguro