Mensagens que edificam - 228

Fica cada vez mais nítido que tentar contra-argumentar a fé é algo quase impossível. Apesar de toda a tecnologia disponível, todas as descobertas científicas e todos os recursos arqueológicos refutar a fé se mostra cada vez mais tenso. Apesar da total subjetividade da fé, e é justamente o que dá a ela uma pseuda-consistência, que esta tem super poderes de "responder" qualquer pergunta, por mais complicada que seja, e ainda trazer à existência imaginária, do que faz uso desta ferramenta, algo que seja impossível e inconcebível. É preciso estar atento às nuances do texto para que o escritor não seja mal interpretado. A fé pode qualquer coisa: o absurdo se transforma em coerente, o inimaginável em concebível, o ridículo em distinto, e por aí vai. Se todos estes atributos são conferidos à quem se entrega à fé, o que esperar num gesto de tentar fazer prevalecer a lógica e a racionalidade? A espiritualidade será sempre um escudo posto em defesa, e o discurso desta defesa será sempre a inflamada citação de que a fé é loucura para os que perecem. Fazer uso da razão será sempre alvo de veemente contestação e condenação sob os mais pesados augúrios. A força da fé definha a independência racional e constrange a liberdade de discussão. Se alguém pretender impor conceitos triviais à um obcecado pela crença terá o seu tempo perdido, com raras exceções vez por outra alguém se desconverte e esse quadro se reverte.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 01/08/2016
Reeditado em 01/08/2016
Código do texto: T5715649
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.