Amor Casto: Era só o que faltava

Para mim o melhor romance de todos os tempos é, sem dúvida, O "Dom Quixote", de Cervantes. Li e reli, e vez em quando releio alguns trechos. Sou fissurado nesse romance. Um amigo que, diferente de mi, é mesmo o cão chupando manga em literatura sempre me diz que "A Montanha Mágica", de Thomas Mann e "Guerra e Paz", de Tolstói, são melhores. Nao li o primeiro, apenas o segundo. Mas fico com o romanc de Cervantes, acho o de Tolstói meio cansativo.

Tenho uma amiga que também adoro o Dom Quixote, o marido dela só lê Jorge Amado, mas é um cara gozador demais. E faz brincadeiras até com a mulher. Dia desses ele implicou com ela que de agora por diante não iria mais transar com ela porque iria seguir ao pé da letra o conselho do Dom Quixote e, na mesa, diante de todos, leu um trecho do Cavaleiro de Triste Figura: "Sonhar o sonho impossível, sofrer a angústia implacável. Pisar onde os bravos não ousam. Reparar o mal irreparável. AMARO AMOR CASTO À DISTÂNCIA. Enfrentar o inimigo invencível...". Não terminou porque ela, arretada da vida, gritou:- Era sóo que faltava amor casto à distância, se você perto já tem que recorrer ao Viagra avalie longe. Não houve quem não risse. Literatura é uma coisa, vida é outra coisa. Amor casto é algo que só a loucura de Dom Quixote poderia aimaginar. Agora, não me lembro deste texto, me parece mais com a canção famosa. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/08/2016
Código do texto: T5715610
Classificação de conteúdo: seguro