Se Queres Saber

... 1959, a esquerdada cidade fez uma festa para comemorar a vitória da Revolução Cubana. Um dos festivos, um locutor que era radical, gritava a aplenos pulmões: - A próxima Revolução será no Brasil!

Incomodado com a zoada, Seu Dino que era o chefe dos comunistas da cidade, um cara calmo e ponderado, mas doido por rabo de saia e por boemia, preferiu ficar no alpendre da casa de Nilson, o anfitrião, um comerciante bem de vida mas fascinado pelos barbudos de Sierra Maestra. Isolado no seu canto cubava a festa,fumando o seu cigarrinho Continental. Nisso aproximou-se dele o deputado Jorge Cunha, seu amigo e um parlamentar de esquerda, junto com Dalva Costa,a Passionária da esquerda do lugar, que trocara Seu Dino pelo deputado. Mas tudo numa boa, ninguem ficou ferido, a passaionária era livre e seu Dino casado. Começaram a conversar sobre o futuro da Revolução Cubana, Seu Dino achava que os barbudos não deviam radicalizar, mas o deputado entendia o contrário, achava que se eles se prendessem a legalismos a vaca iria pro brejo. Discutiram um pouco, até que o deputado foi chamado por alguém, e Seu Dino ficou a sos com Dalva. Ela ficou à vontade vestida nu tailleur que delineava suas famosas curvas que ele conhecia muito bem. Ficou meio constrangido, não assimilara totalmente ter perdido a passionária. Ela tirou o centro, deru o pontapé inicial: "Dino, é pena que Francisquinho não esteja aqui conosco num momento tão feliz. Na certa estaria muito feliz". Ele falou: "Claro, Dalva, como ele seguia à risca a linha do partido estaria se posicionando contra a luta armada no Brasil, contrariando o nosso lucutor Dedé". Ela: "Como a vida é ingrata. Justamente o melhor de nós parte de uma maneira tao tragica. Foi uma peça que o destino nos pregou. É inhusto...". Ele cortou: "Éa vida. Nao dá para questionar esse tipo de coisa. É inexplicável. Acho que os religiosos são mais práticos: a sua fé diz que foi Deus quem quis e priu! Eles choram e se conformam. Já nós, queremos explicar tudo, racionalizar, sabeos porquês.Resultado: não conseguimos e ficamos infelizes". Ela: "Dino você acreduta nua Força Superior? Ele olhando mais para as pernas dela do que para os olhos, afirmou: "Olhe, quando a gente contempla os fenômenos da natureza, as belezas naturais, a inteligência do ser humano, enfim, quando constatamos a organização e funcionamento doUniverso não por que nao admitir uma coordenação superior. Os crentes acham que essa força é Deus, alguns pensam que Ele é um velhinho branco de barbas brancas, olhos verdes e parecido com Papai Noel. O que todos, inclusive os que nao acreditam, não expicam (porque seu raciocínio nao alcança) sao os mistérios e alguns propósitos dessa força que não rege só a Terra, mas todo o Universo. Olha, vamos mudar de assunto".

Ficaram alguns momentos em silêncio observando a movimentação dos amigos, até que ela completamente descontraída provocou: "Dino, você ainda está magoado comigo porque me liguei a Jorge?". Ele muito franco: "Absolutamente, talvez no início eu tenhame irritado, mas hoje encaro o fato com naturalidade". Ela avançou na provocação: "Você tem saudades daqueles nossos encontros? Eu tenho". Ele deu uma tragada forte no cigarro e respondeu: "Dalva, o nosso caso acabou, pra que ficar remoendo o passado?". Ela insistiu: "Lembra aquela música que você gostava que eu cantasse na cama?". Acercou-se dele e canto baixinhoos últimos versos da música"Se Queres Saber": "O olhar de quem ama, diz/ O que o coração nao quer!/Nunca mais serei feliz/Enquanto vida tiver/ Se queres saber...". Antes que ele pudesse dizer qualquer coisa, a anfritião chegou com os lanças-perfumes. Começara o carnaval, era hora dos porres, a radiola estava a toda altura. seu Dino despediu-se de Dalva e dos amigos e psiou no barro, foi embora.Dalva lembrou-se do que lhe dissera o lucutor Dedé:"Todas as vezes que estamos no auge de uma comemoração, Seu Dino sempre se retira. Enesses momentos, neguinha, ele fica parecido com o Rick de "Casablanca": elegante, durão, com aquele cigarro no bico e um ar meio cínico. Ele é mesmo parecido com Humphrey Bogart", Dalva disse de si para consigo mesma: "É melhor eu não pensar nele, senao perco a cabeça".

Extraído de uma tentativa de romance que venho escrevendo há mais de 20 anos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/07/2016
Código do texto: T5715101
Classificação de conteúdo: seguro