Viva a Ideia

Sempre haverá questionamentos à fé. Na verdade, a fé cega é usada como arma de dominação. Ela foi - e de certa forma continua sendo - responsável pela alienação dos menos favorecidos. Sem essa "fé"aienada incrstrada no povo, os dominadores nuncateriam tido êxito.

No entanto, ninguém consegue viver sem fé, sem uma ideia, sem acalentar um sonho. Sem isso o homem torna-se um ser frio esem alma.

Sou contraa alienaçãovia fé cega. Mas acho correta e necessária a fé intuitiva do povo. A fe que nasce com o indivíduo. A fé em Deus, a crença na Força Superior.

De vez em quando releio o romance "Zorba, o Grego", de Niko Kazantzakis, eassito ao filme e vibrocom a interpretação notável de Anthony Quinn.

Há no romance algo que já coloquei numa maltraçada que adoro.É uma discussão de Zorba com seu patrão, um intelectual, sobre a fé. Zorba embatuca o sujeito que não acredita na fé, contando uma histporinha do seuavô, um sujeito gozador. Ele foi à Terra Santa. Quando voltou, um aigo dele, um ladrão de cavalos que nunca fizera nada de honesto na vida,lhe perguntou se o compadre não tinha trazido umpedaço da SantaCruz do sepulcro para ele. O gozador não teve dúvida, disse que sim, quejamais teria esquecido disso, que ele fosse à noite a sua casa, levasse vinho e um leitãozinho assado,que ele lheentregaria o presente. Chegandm em casa,o gozador retirou uma lasquinha da porta carcomida, do tamanho de um grão de arroz, colocou num pedacinho de algodão e embebeu de azeite. Quando o compadre ladrão de cavalos chegou com o leitãozinho assado e o vinho, trazendo tambem o padre (não poderia faltar um religioso, para comer e beber), o gozador lhe entregou a lasquinha da porta. O cara se ajoelhou e dependurou a reliquia num cordãoe botou no pescoço. Depois comeram e beberam.Desse dia em diante, o ladrão de cavalos virou outro homem,foi combater nas montanhas,valente, decidido, audaz, corria em meio às balas, sabia que estava com o corpo fechado porque tinha no pescoço um pedaço da Santa Cruz. Que bala poderia atingi-lo? E Zorba dá o xeque-mate no intelectual: "A ideia é tudo. Você tem fé? Então uma lasca de porta velha vira uma santa relíquia. Você não tem fé? A Santa Cruz todinha vira porta velha".

Aideia é tudo. A ideia e a fé. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/07/2016
Código do texto: T5713678
Classificação de conteúdo: seguro