Nossa Miraí

Acho que todos temos deveres paracoma nossa terra natal. Ninguém pode ser indiferenteaos problemas dela. Quem se mostra frio e distante não procede como filho. É um ingrato com sua Mãe Terra.

Na verdade, a terra em que nascemos, a nossa cidadezianha, a nossa "Miraí", como Ataulfo cantou no seu samba antológico, é a nossa verdadeira pátria. Quem é ingrato com ela [e um insensível, um traíra, um apátrida.

Assim, penso eu, quem falha e se omite em relação aosdramas de sua terra, comete pecado mortal, o pecadoda omissão. Eesse pecado, infelizmente, é praticado repetidamente.Às vezes, reconheço, até de forma involuntária, como se isso fizesse parte da cultura do momento,a cultura da omissão, aquela que se caracteriza por colocar os interesses pessoais acima dos interesses maiores da sua terra. São muitos os que se calam ante às injustiças praticadas contraa sua terra. Silenciam. Esquecem do que disse Unamuno: "Há momentos que silenciar é mentir". Mentir e negar. Negar e trair. Acho isso uma covardia abissal.

Não um dia, juro, que eu não recorde a minha Miraí.Vou agora ouvir a música de Ataulfo e rememorar o tempo em que eu era feliz e nao sabia. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/07/2016
Código do texto: T5713073
Classificação de conteúdo: seguro