O NECESSÁRIO E 0 SUPÉRFLUO... (José Mujica). 22h00 min.

José Mujica, * esteve em nossa cidade, para fazer uma palestra ontem à noite, o local embora amplo, - Circulo Militar - para acomodar 3.500 pessoas, foi pequeno e muitos assistiram em telão do lado de fora do auditório.

Não falou muito, apenas 40 minutos, e no final respondeu algumas perguntas, um dos tópicos mais importantes ouvimos pela Rádio CBN: ninguém deveria entrar na política para ganhar dinheiro para ficar rico... Infelizmente aqui esta não é a nossa realidade...

Após a sua palestra retornou ao Uruguai. É uma figura enigmática, persuasiva, convincente naquilo que fala e acredita. E o que é melhor: sua vida um exemplo de abnegação e desprendimento aos bens matérias. Quase 70 % dos seus vencimentos eram doados ao seu partido, e outra parte ao fundo de constrição de moradias, ficando apenas com 10% do que recebia para si...

Diz com muito orgulho que sua profissão é de agricultor, jamais abandonou sua chácara situada nos arredores de Montevidéu de frutas e hortaliças; ainda faz uso de um fusca 70...

Para nós é difícil fazer um parâmetro entre o necessário e supérfluo; vivemos numa sociedade com profissões e seguimentos diversificados, a indústria produz, se não houver consumo, parte dos empregados perderão seus postos de trabalho...

O tema é complexo, e difícil chegar-se a um denominador comum, para os que têm um grande poder aquisitivo, o “supérfluo” para estes é o “necessário”, para “nós” nem tanto...

Nem tanto ao “mar” nem tanto a “terra”, é preciso encontrar o equilíbrio, para o bem do nosso próprio Planeta, pois o “consumismo”, desenfreado, sem limites, pode causar o “desequilíbrio” nesta abençoada “casa” que nos dá abrigo temporário...

Mas, em certos aspectos a vida deste personagem, é digna de louvor, pois diante de um mundo em que o “ter” está quase sempre acima do “ser”, ele não deixa de nos trazer um exemplo de vida, ainda mais porque há uma afirmação de sua parte de ser “ateísta”; isto é acredita que morreu “acabou”; diferente de muitos que acreditam que a morte não é o “fim”, mas, sim um novo “recomeço”... 22h32min.

*José Alberto Mujica Cordano Nasceu em 20 de maio de 1.935 em Montevidéu, hoje está com 81 anos e é Senador, foi presidente de 01 de março de 2.010 a 01 de março de 2.015. Seu salário era de R$ 22.122, reais, ficava com tão somente R$2.800, reais.

*Nomes números compilados da Wikipédia. Curitiba, 28 de julho de 2016 – Reflexões do Cotidiano – Saul http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 28/07/2016
Reeditado em 29/07/2016
Código do texto: T5712362
Classificação de conteúdo: seguro