RAÍZES.
Árvores mais frondosas e perenes são as que preservam suas raízes e disso sei que ninguém duvida .
Já passei por vários lugares , já morei em outros lugares e ainda moro num deles mas, minhas raízes continuam firmemente plantadas entre as montanhas da minha amada terra natal, a inigualável , a magnífica Minas Gerais .
Lá tudo é bom, o céu é muito mais azul, o ar que se respira é mais puro, os pássaros cantam muito mais afinados e ah, a saudade de quem parte é sempre muito maior .
Posso não ser como uma árvore frondosa , cheia de galhos e frutos, que proporciona sombra e abrigo. Posso até estar em outras terras recebendo a luz do sol e a benção das chuvas mas, não tem como e nem quero que tenha como, sou filho de terras mineiras, minhas raízes são mineiras, meu sangue é de povo mineiro e embora reconheça que tenha nascido num país continental , meu orgulho maior é de ser filho das terras mineiras .
Sou simples e sincero como o povo mineiro é, gosto de pão de queijo e broa de fubá, como só o povo mineiro entende e sabe apreciar e sempre que a saudade aperta mais um pouco , me lembro dos tempos em que viajava de Maria Fumaça , que apitando e resfolegando cortava ou subia serras cravejadas de belas árvores e de paisagens inesquecíveis .
Já pesquei no Rio Doce, já chupei laranja na Serra da Mantiqueira, já varei noites ouvindo modas de viola e faz tempo, um bom tempo, vi e ouvi um carro de bois transportando leite para fazendas amigas .
Sei que cada canto tem seu canto de encanto e beleza mas, sei lá, os cantos da minha terra, os sons da minha terra, o gosto e o sabor da minha terra estão enraizados na minha vida e não quero, de forma alguma que me abandonem .
Ser mineiro é ter paixão pela terra, é gostar de sentir sob os pés a textura da grama molhada e entender a beleza das pedrinhas que rolam nos córregos transparentes , é tentar contar a quantidade de borboletas de todas as cores que esvoaçam em torno de jardins naturais e mágicos que a gente vê em todos os lados que conseguimos enxergar com o coração .
Ser mineiro é ser uma mistura de caipira com gente de cidade grande, é não achar graça quando um idoso sossegado fica sentado num banco de uma pracinha no interior , pacientemente cortando com um canivete prateado o fumo de rolo para o seu cigarrinho de palha .
Ser mineiro é ter coração forte e não permitir que ele deixe de bater só porque se apaixonou pela pessoa errada . Ser mineiro é saber gostar de verdade, é saber amar tendo certeza que o sempre pode até durar para sempre .
Ser mineiro é ter raízes e as minhas são firmes, cada vez mais firmes e saudosas...
*********
(..imagens google...)