ALIMENTADORES DE BOCAS...
Neste pequeno amontoado de letras se quer prestar homenagem sincera a esse batalhador maior de todos que se denomina de colono, colono no primórdio do tempo, pois atualmente esse ser que trabalha a terra no plantio de alimentos é chamado simplesmente de agricultor nesse nosso novo tempo de labuta lavoureira em que se vive para que se alimente bocas pelo mundo afora...
O que se deve relatar é que, na época de colono, o mesmo suava à vontade ou contra se querer suar, mas lhe era de bom agrado fazer força no se conduzir o arado no tombamento da terra para se fazer a plantação à que se queria de gosto, e, no término do dia, o cansaço era grande, mas nada que se fizesse desanimar-se, deitava-se cedo da noite e se levantava no outro dia totalmente refeito de energia...
E, agora, nesse tempo em que ora se vive, todo o serviço pesado já não o se faz com os braços, pois hoje se tem o trator que puxa o arado no lugar de cavalos e bois, e se tem gradeadeiras no lugar de rastelos, e se tem plantadeiras no lugar das velhas máquinas TIC-TAC que se tinha, e tudo se transporta por caminhões e não mais por tréns, exceto, em casos fortuitos...
É, gente, é o progresso que vivemos, pois no primórdio do tempo se fazia força com os braços, hoje, fazer força com os braços é proposta de briga, porquê nos dias de hoje se faz força é com a mente, pois as máquinas chegaram e são elas que fazem todo trabalho pesado, seja nas lavouras e na indústria, só o que sim, se reduziu drasticamente o uso de mão de obra braçal, agora se precisa de mão de obra qualificada e especializada em cada linha do setor produtivo em que se trabalhe...
''NOSSA SINCERA HOMENAGEM
AO COLONO E AGRICULTOR
NESSE SEU DIA''
28/07