FIASCO OLÍMPICO    

"Os Jogos Olímpicos serão inesquecíveis pois estão cheio de magia e da paixão do povo brasileiro"
Luiz Inácio Lula da Silva -Presidente da República (Discurso de apresentação do RJ como cidade sede em 2009)
            

Se o assunto é fiasco e  vexame nós estamos bem no quesito. Falo isto porque sabemos que nossa República sempre mostrou com maestria a que veio, com seus representantes " escolhidos a dedo",em eleições, que cá pra nós, deixa na dúvida,sua legitimidade,mas enfim, o tema, aqui é Olimpíada, e como não deixar de ser, já ganhamos destaque.

A escolha da cidade sede já foi um disparate por si só,mas naquele tempo,em que se falar de Lula e companhia era correr o risco de ser apedrejado em praça pública,dado a  notória idolatria, que a população nutria pelo aclamado "ex-lider sindical," agora as coisas mudaram,não estamos mais em 2009, e o mundo mudou, claro a " marolinha" chegou aqui e ficou disfarçada de Recessão.

O Rio de Janeiro que ostenta   o posto de cidade maravilhosa, devido sua geografia e suas praias exuberantes, ganhou a disputa para sediar os jogos olímpicos de 2016, com  a ênfase no discurso de que  a cidade fluminense merecia pelo ineditismo do local e pelo bom momento econômico, que  a nação passsava, por conseguinte a cidade também. Com esse blá,blá,blá, e personalidades presentes na apresentação,como Paulo Coelho e Pelé; deixou para trás na escolha cidades como: Tóquio, Madri e Chicago. Oras, vejam só, como as coisas mudam, e não venham aqui os pseudoesquerdistas, esbravejar e vociferar, que o governo interino, é o culpado por isto ou aquilo, sabemos de antemão que a situação já era crítica, há tempos, o RJ(Estado) nas mãos de políticos tão incompetentes quanto Dilma, está na bancarrota, e a cidade fluminense padece do mesmo mal, além de ser gerida por Eduardo Paes, um homem aquém de seu tempo e espaço,um troglodita disfarçado de prefeito, aliado de quem gosta e aceita o tal populismo.

A Vila Olímpica está pronta e pode ser usada, sem reclamações,pois onde já se viu, reclamar de encanamentos e parte elétrica, diz o alcaide.Uma bela construção que ficará como legado à cidade, para eternamente lembrar, que aqui se fez história e só o tempo dirá a que custo.Por falar em custo, para manter essa vila é absurdo, e claro,pagaremos a conta, como sempre, pois não podemos imaginar que haverá utilidade adequada aqueles prédios e parques.

A Baía de Guanabara e Lagoa Rodrigo de Freitas já foram alvo de exames e testes que comprovaram estarem inaptas para competições,mas o poder e o dinheiro falam mais alto, e assim será feito. Isto sem contar o risco de Dengue, Chinkungunya e Zika Vírus, que assustam bastante. Os meios de transporte ineficazes, aliás uma das exigências do COI,mas isto não se concretizou; policiais fizeram greve, por melhorias em condições de trabalho e aumentos salariais; hospitais em franca decadência; preços abusivos entre outras maravilhas  que cercam o evento nesse País Varonil.

Não haveria um pior momento politico e econômico para o Brasil sediar alguma competição tão vultuosa como esta,mas cá estamos nós, fazendo as vezes de anfitriões alegres e fanfarrões,tentando evitar ao máximo golpes, arrastões, atentados terroristas - que enterrariam de vez o país no ostracismo internacional,  temor de sequestros e assim vamos aguardando a tão proclamada abertura com artistas de " renome", nem sei quem vai cantar,mas não deve ser ninguém de Quilate, deve ser algum artista cedido pela Rede Globo.

Não quero deixar a impressão que sou contra o esporte,pelo contrário, creio que os atletas merecem respeito, ainda mais quando são de países como o nosso,que não estimula e nem favorece o esporte de base, e poucos conseguem patrocínio daquela empresa mundialmente conhecida, mas que virou "ninho de ladrões". Vou torcer pelos nossos esportistas, pois afinal ,mesmo com todos os atropelos e fiascos, o esporte ainda é merecedor de aplausos.
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 27/07/2016
Reeditado em 19/10/2018
Código do texto: T5710653
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.