CASCAVEL, PESSOA TRAIÇOEIRA
Tanakasan, ex-bancário do Ginkô –antigo América do Sul - já estava com a família trabalhando no Japão, há muitos anos. Amealhara bom capital que estava depositado no Japão, sem nada render. Também lá não há inflação. A meta do governo é atingir 2% anuais e não consegue. Há mercadorias com o preço de há 30 anos.
Conversando com o compadre patrício do Brasil, este aconselhou a empregar em vacas leiteiras.Lucraria não só com o leite mas também com as crias. Como era o ramo dele, poderia tomar conta e aproveitar as pastagens que estava ociosas, com pequena comissão.
Passados alguns meses, Tanakasan recebe más notícias do compadre. Cinco vacas tinham sido picadas pelas cascaveis e mortas. Só restava lamentar. E assim o tempo foi passando. Frequentemente recebia a mesma mensagem: mais tantas vacas picadas... Passados dois anos, nada restava do rebanho adquirido.
Aproveitando rápida viagem ao Brasil, Tanakasan foi visitar o compadre no sítio dele. Ficou admirado com o progresso do compadre. Cercas novas, a nova sede do sítio, camionete D10, nova e mais automóvel. Deu-lhe os parabéns.
Voltando para o Japão, lembrou-se de verificar o que o dicionário dizia a respeito do tal cascavel que tanto prejuízo lhe tinha dado. –Cascavel : pessoa traiçoeira. (História verídica. É bom não confiar. Dinheiro, nem com parentes).