UM ATO INSANO? OU ATO JUSTO CONTRA OS EXAMES DA OAB?

24 de julho, um domingo como qualquer outro, mas esse era diferente para muitos dos candidatos que iriam se submeter mais uma prova da OAB. Um concurso para a obtenção da tão sonhada carteira da instituição, nele estão incluídos os recém formados os veteranos. Contudo , não deixava de ser mais uma rotina para esses pretendentes a carteira da OAB, são várias e várias tentativas que muitos deles se submeteram.

Mas essa rotina vai ser quebrada por FRANK OLIVEIRA DA COSTA, um veterano advogado que já tinha se submetido 14 vezes ao concurso e não obtivera sucesso.

Ele chega na faculdade Jorge Amado como um mero candidato, pronto para mais uma exaustiva prova elaborada pela OAB, porém, sua intenção verdadeira não era mais esquentar a cabeça com o exame.

Estava tudo arquitetado em sua mente, o que iria fazer e o porquê. Preparou em seu corpo uma imitação de bomba com balas de gengibre, Seu objetivo era chamar atenção da mídia para o seu drama, e indiretamente de muitos que estão sofrendo diante da imposição da OAB de só emitir carteira ou validar as carteiras perante a um concurso. A pergunta é, quantos na condição de FRANK OLIVEIRA COSTA não gostariam de agir de uma forma radical para mostrar a sua insatisfação?

Você já pensou o que é se submeter por catorze vezes num concurso para a obtenção de um concurso que por ele e direito já poderia sair habilitado após quatro ou cincos anos numa faculdade?

O rapaz foi achincalhado, debochado nas redes sociais. Muito cruel. É claro que a forma de chamar atenção não foi a mais adequada. Mas, de que maneira FRANK OLIVEIRA COSTA chamaria atenção para a sua causa? Colocando cartazes na rua? Escrevendo para os jornais de grande circulação ? Reclamar nas estações de rádio? Se acorrentar em alguma praça pública? Fazer greve de fome?

Talvez as duas ultimas opções surtissem algum efeito, no entanto, como vivemos na cultura da violência, as supostas bombas na sua caixa torácica amedrontando os candidatos e funcionários que lá estavam foi a que lampejou na sua mente.

A OAB faz suas provas dificílimas , escanteando centenas, quiçá milhares de advogados sem licença para advogar.

E por que não os médicos? Eles que lidam com vidas humanas todos os dias, e que sabemos que muitos diagnósticos são equivocados por conta da falta de preparo de muitos deles?

FRANK OLIVEIRA COSTA é uma demonstração do sistema capitalista em que ele e tantos outros são considerados menos aptos, não são capazes de escalarem a pirâmide social devido aos bloqueios.

O sistema capitalista não se importa com seus dissabores, com sua humilhação , com sua sensação de incompetência, não só ele, como muitos na sua condição.

Ao invés de muitos estarem rindo, fazendo chacota, galhofa de FRANK OLIVEIRA COSTA, deveriam fazer uma reflexão sobre esse tipo de imperativo em que a OAB está submetendo os advogados, como também uma reflexão sobre o que está nos ocorrendo em torno de nossa realidade e os palhaços se achando.

Na verdade o ato de FRANK OLIVEIRA COSTA foi um pedido de socorro, de desabafo contra a falta de sensibilidade da OAB que não se comove em favor desses centenas , quiçá milhares de candidatos em busca do sinal verde dessa instituição para advogarem, definirem suas vidas.

Conheço pessoas que lutaram bravamente contra todos os problemas sociais e venceram tirando um diploma da faculdade, mas por motivos tantos estão encalhados , se submetendo por várias vezes a esse concurso, mas não passa. Ninguém para , ninguém reflete, é uma oba oba, uma grande maioria por encontrar disponibilizada as redes sociais acham que sabem tudo, sem entender o cerne da coisa.

inclemente
Enviado por inclemente em 27/07/2016
Código do texto: T5710486
Classificação de conteúdo: seguro