Caneta milagrosa

Depois do feito russo, quando Gagarin avisou do espaço sideral que a Terra era azul, o maior feito espacial foi dos EUA quando a Apollo 11 conseguiu colocar dois astronautas no solo lunar: Amstrong e Aldrin, equanto um trceiro, Collins, ficou esperando pelos dois na cabne de comando da nave.

Muita coisa aaja foi escrita sobre esse feito épico. Mas o que muita gente ignorava - eu ignorava e também as pessoas que conheço - é o que foi revelado dia desses pela BBC Brasil: os dois astronautas que primeiro pisaram o solo lunar só conseguiram voltar à nave de comando e sobreviver graças, pasmem, a uma caneta hidrográfica.Parece até brincadeira, mas é a verdade.

Seguinte: a Apollo era formada por três módulos: ode comando, o de serviço onde gerava propulsão, energia, fornecia água...e o módulo que aterrisou na Lua. Os dois astronautas passaram mais de duas horas colhendo material para levar para a Terrae quando chegaram no moduo, de volta, Aldrin viu um objeto no chão. Era a manopla de um disjuntor essencial que ligavao foguete para tirá-loda superfície lunar e levar os astronautas para o múdulo onde estava Collins. Como ligá-lo? Não podiam usar nada de metal porque daria um curto circuito e acabaria com o sistema. Pediram instruções à Terra e nada.As horas passavam, o oxigênio se gastava com velocidade, o múduoja estava cheio de´poeira lunar, era preciso improvisar. Foiaí que Aldrin teve uma idéia brilhante, na linha de MacGyver (Profissão Perigo):pegou uma caneta hidrográfica daquelas de ponta de feltro que havia na manga do traje espacial e com a ponta sem a tinta aconou o disjuntor e,poke!, funcionou e eles voltaram para a cabne de comando e depois para a Terra, ea missão foi corada de êxito.

Ainda bem que notraje espcail havia umacaneta hidrográfica. Uma história linda. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/07/2016
Código do texto: T5708716
Classificação de conteúdo: seguro