TIA TORTA

TIA TORTA, é a irmã da mulher do tio, ou de um parente distante, que se chamava Francisquinha, era uma mulher baixa, franzina, simpática e bondosa . Tinha muita saúde, não parava nem um minuto do dia, trabalhava sem parar. Nunca se casou, cuidou dos pais, por toda a vida, com amor, carinho e muito zelo e de três irmãs mais novas, também solteiras, até o fim da vida delas.

Embora elas fossem mais jovens, não tinham a mesma saúde a mesma garra de Tia torta e morreram de diversas enfermidades. Tia torta ajudava vizinhos, amigos, conhecidos, era voluntária de asilos e visitava doentes em hospitais. Tinha uma energia sem fim e um carinho e bondade para todos os necessitados. Nunca ficou doente com seriedade, algumas indisposições ela se tratava com os chazinhos caseiros.

Era uma mulher muito prendada, cozinhava muito bem, fazia deliciosos bolos e doces, sabia costurar, fazer tricô e crochê e as peças que produzia vendia por ínfimo preço que às vezes mal pagava os aviamentos. Era alegre e feliz, no seu trabalho diário estava sempre cantando. Embora não tivesse filhos, adorava crianças e sempre tinha umas balas e pirulitos e muitos mimos, quando chegava visita com crianças, que indiscretas já iam pedindo os quitutes e ela achava graça.

A Tia torta, era parente distante do marido de uma jovem que morreu logo após o parto de um menino, que ela criou deste bebê, como seu filho, pois o pai da criança não tinha condições para tal, até se formar em medicina e que trabalhava num importante hospital.

Quando Francisquinha ia completar oitenta anos, ainda cheia de vida e saúde, ela iria receber de surpresa um charmoso almoço, num famoso restaurante da cidade, de quem ela criou a vida toda, de nome Adalberto, médico de uma cidade grande, cujos estudos ela pagou com suas economias. Ela só sabia que Adalberto iria chegar, no dia do aniversário dela, ao meio dia, mas o almoço era um surpresa.

Quando o médico e sua esposa chegaram, a surpresa foi do casal: Francisquinha tinha feito um lauto e variado almoço para recebê-los , com muitos doces e frutas. Com abraços e choradeira de todos os lados e durante o almoço muita alegria, emoção e muitas histórias para contar e ouvir. Ela ganhou de Adalberto muitos presentes que encheu a sua pequena casa. Ele queria contratar uma empregada para a ajuda na casa e para ser sua companhia mas, ela não aceitou dizendo que preferia fazer as coisas de sua maneira e que com oitenta anos tinha saúde de sobra. O médico prometeu nova visita em curto espaço de tempo.

A Tia torta era uma mulher incrível, invejável e admirável…

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 25/07/2016
Reeditado em 26/07/2016
Código do texto: T5708625
Classificação de conteúdo: seguro