ESTA MULHER, TAMBÉM VIVEU ALÉM DE SEU TEMPO*... 12h17nin,

Ninguém em sã consciência pode afirmar que não tem algum tipo de rotina, no nosso caso, sempre que possível, aos domingos, das nove as dez sintonizamos a rádio É Paraná, é programa dirigido pela jornalista Zélia Céu, direcionados mais a fatos históricos, com convidados, com domínio sobre os temas abordados, sempre aprendemos...

O enfoque de hoje foi sobre a Princesa Isabel, mulher culta que viveu bem além de seu tempo. Seria a herdeira natural do seu pai, último Imperador do Brasil Dom Pedro II, mas já naquela época havia discriminação por ser mulher...

Assumiu por três vezes a chefia do governo Imperial, na última vez se notabilizou em nossa história, com a assinatura da Lei Áurea, abolindo a escravidão, no célebre decreto do dia 13 de maio de 1888...

Por estranha coincidência a monarquia parlamentarista “sucumbiu” após um ano e seis meses, através de um golpe militar, depois, “forças ocultas”, - já naquele tempo havia isto - não se conformavam com a abolição da escravatura do Brasil.

Comentaram os historiadores, que havia um planejamento para a inserção social dos escravos libertos, o que não teve seqüência com a implantação do novo regime, que convenhamos não deixa de ser uma sucessão de crises, que persistem até os dias hoje...

Fervorosa Católica permaneceu 32 anos num exílio forçado, na França, nunca mais pode retornar ao país que nascera, afirmaram que sempre rezava para o bem do Brasil.

Vivendo o seu exílio forçado em Paris, tornou-se muito amiga de Santos Dumont, com suas experiências de aprimoramento no campo da aviação, o presenteou com uma medalhinha de São Bento, Santo de sua grande devoção, ele daí para frente sempre a usou, bem mais tarde quando a primeira mulher brasileira piloto, Amasia Pinheiro Machado, fez um vôo em comemoração ao primeiro centenário da independência do Brasil, - 1922 - o nosso “pai" da aviação passou a ela este amuleto...

Em sua residência em Petrópolis, escondia escravos, e conseguia recursos para o pagamento de sua libertação.

No baile que houve em comemoração a abolição da escravatura, o embaixador dos EUA, daquela época, ficou admirado com este fato, diferente de seu país, visto que a abolição se deu em 01 de agosto de 1863, com a guerra entre o Norte e Sul, com a perda de incontáveis vidas. Havendo evidências que as questões raciais, naquele país ainda estão longe de serem superadas.

Comentaram os historiadores, que os acervos sobre sua vida, foram transferidos do Rio de Janeiro para Brasília, há um movimento para beatificação desta lendária personagem de nossa história, que sempre primou pela abolição da escravatura em nossa pátria. 13h20min.

*Isabel Cristina Leopoldina de Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga, é para nós denominada Princesa Isabel a Redentora.

Nasceu em 29 de julho de 1846, Rio de Janeiro, faleceu, 14 de novembro de 1921, Castelo d´Eu, Eu, Sena Maritimo, França

Nomes e datas compilados da Wikipédia.

Curitiba, 24 de julho de 2016 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 24/07/2016
Reeditado em 24/07/2016
Código do texto: T5707656
Classificação de conteúdo: seguro