Drogas, o fim. Não caia.

Um jovem da periferia do Rio, foi morto. Não foi informado o nome, nem de onde era, simplesmente dizia que era usuário de drogas como tantos outros que tem esse fim como destino.

Há vários motivos que levam uma pessoa a usar drogas. O ser humano tem impulsão, necessidade ou propósitos diferentes que os fazem agir de uma forma ou de outra. Curiosidade, fugir dos problemas, influencias de amigos e/ou parentes, frustrações, o prazer, novas sensações podemos listas vários motivos.

Numa sociedade hedonista é comum a busca de prazer e euforia nas drogas. E é geralmente na juventude que a busca por novas emoções e a curiosidade estão mais aguçadas, e muitas vezes é a porta de entrada para o álcool e outras drogas que a princípio podem parecer bastante sedutoras, mas na realidade é um caminho sem volta.

A facilidade no acesso também é um problema real, atualmente nas mídias são várias as propagandas convidativas, que cercam as pessoas incentivando-as a utilizarem o álcool ou o cigarro que apesar de serem licitas ainda sim, são drogas. Isso por que geralmente são elas que abrem caminho para as drogas mais pesadas.

As consequências do vicio deixou de ser um problema individual e ganhou dimensões mais amplas, ao ponto de ser um problema de saúde pública. Todas elas com suas características especificas, alteram todo o funcionamento físico e psíquico, causando desde câncer a perda do autocontrole.

Um viciado é discriminado socialmente, deixa de ser aceito pela família, acaba cometendo delitos podendo ser preso, muitos se tornam moradores de rua ou se prostituem para financiar seu consumo.

Acabar com a oferta, combater os traficantes, prevenir o uso da droga a partir da educação ensinando os riscos que determinadas substancias trazem, tratamento aos já dependentes, são atitudes que vem reduzindo o número de usuários, deve sempre haver todo o apoio do governo e da sociedade, uma educação tanto dos pais, das escolas, das mídias.

Então por que a legalizar? Pois o primeiro efeito da legalização das drogas seria o aumento imediato do consumo. Ao dizer que a proibição não funciona levam em conta os números de casos de morte por câncer de pulmão ou as notícias de mulheres e crianças espancadas por seus maridos e pais alcoolizados e os números crescentes de acidentes em rodovias.

Yara Varges e Shoose
Enviado por Yara Varges em 23/07/2016
Código do texto: T5706695
Classificação de conteúdo: seguro