SÍNDROME DO CORAÇÃO PARTIDO

Outro dia, assisti um excelente documentário no canal da Discovery, com o título: "Síndrome do coração partido."
Fiquei surpresa com as descobertas científicas, sobre as nossas emoções, e as doenças que podem ocasionar.
Essa síndrome foi diagnosticada pela primeira vez em 1990, no Japão.
Hoje se sabe que ela acomete em sua grande maioria, as mulheres. E quase todas de meia idade.
Interessante que na doença, o coração toma forma de um balão.
O estresse emocional é o grande vilão. Observou-se que, mais de oitenta por cento dos pacientes acometidos pela doença, foram expostos a algum tipo de estresse emocional. Como, uma notícia ruim sobre um familiar ou briga doméstica.
Assistindo ao documentário, lembrei-me de uma senhora, que perdeu seu neto de 14 anos, para o câncer.
Eu a vi, acompanhar todo processo triste da doença do jovem, esteve sempre ao lado dele no hospital. O tempo que duraram as internações e as três cirurgias, a que o rapaz foi submetido. Lá estava ela, ao lado dele.
Sempre doadora, generosa, voz doce, mãos carinhosas. Mas, mesmo com todos os cuidados e recursos disponíveis, o jovem veio a falecer. Nessa hora a bondosa avó adoeceu !
Hoje lendo um pouco mais sobre essa síndrome, percebi, que ela, sem dúvida, foi uma vítima, dessa doença.
O estresse emocional que viveu, foi demais para essa amorosa avó. E seu coração partido, adoeceu gravemente.
Precisou ser hospitalizada, logo após a morte do neto, com sérios problemas cardíacos, sendo que antes da doença e morte do neto adorado, tinha seu coração muito saudável.
Ela se tratou e recuperou-se.
Tive a oportunidade de vê-la, e ela me disse: "meu coração estava partido, ele chorava tanto, que adoeceu gravemente"
Pensei: Ela fez o autodiagnóstico correto !




(imagem: Lenapena- Pier em Williamsburg)
Lenapena
Enviado por Lenapena em 23/07/2016
Reeditado em 23/07/2016
Código do texto: T5706650
Classificação de conteúdo: seguro