como-cultivar-bananeira-300x225.jpg

        Gosto muito de BANANA assada,
         mas no pé, qualquer uma delas.
            Também gosto de bananada,
       com elas faço uma festa “daquelas” . 
         
casaecozinha.com_cozinha_2016_compilado_diversas_receitas_faceis_com_banana.jpg
   Vulgarmente,  inclusive para efeitos comerciais, o termo "banana" refere-se às frutas de polpa macia e doce que podem ser consumidas cruas.
      
 Contudo, existem variedades de cultivo, de polpa mais rija e de casca mais firme e verde, geralmente designadas por plátanos, em língua espanhola, banana pão ou banana da terra, em português, ou “plantains”  em inglês, que são consumidas cozinhadas (assadas, cozidas ou fritas), constituindo o alimento base de muitas populações de regiões tropicais.
    
 A maioria  das bananas para exportação é do primeiro tipo, ainda que apenas 10 a 15 por cento da produção mundial seja para exportação, sendo os Estados Unidos e a União Européia as principais potências importadoras.
      
As bananas formam-se em cachos na parte superior dos "pseudocaules" que nascem de um verdadeiro caule subterrâneo (rizoma ou cormo) cuja longevidade chega a 15 anos ou mais.
    
 Depois da maturação e colheita do cacho de bananas, o pseudocaule morre (ou é cortado), dando origem, posteriormente, a um novo pseudocaule...

 
bananadafaduni.jpg


                        *********

                   ...parece que nossa grande poetisa, mestra  e querida amiga HLUNA  aprecia tudo que é feito com banana : 

 
               É boa de qualquer jeito,
                crua, frita ou no bolo,
                 nunca, nunca a rejeito,
               é uma espécie de consolo.

                       ...nessa também te acompanho, minha querida mestra ! Bolo de banana é simplesmente imperdível ! Agradeço a visita e outro belo presente e receba meu beijo no coração...

                             *********

                    ...e como nossa grande poetisa e querida amiga NORMA APARECIDA SILVEIRA MORAES gosta de bananas ! 

 
         DA BANANA ATÉ A BALINHA
         DE TODO JEITO É GOSTOSA
          GOSTO DELA ASSADINHA
        FRITA TAMBÉM É APETITOSA

                      ...noutro dia experimentei uma farofa com banana . Sabe que gostei ? ! Também gosto muito de banana assada com sorvete . Minha querida amiga,  agradeço sua visita e os belos versos e receba meu beijo no coração ...

                         *********   

 







(...pesquisa e imagens google...)
 
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 21/07/2016
Reeditado em 22/07/2016
Código do texto: T5704555
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.