Medo, um dos gigantes da alma

Segundo Mira Y Lopez, os quatro gigantes da alma são: o medo, a ira, oamor e o dever. É vero? Quase, ele poderia ter incluído a fé ou a esperança que são inerantes à alama de todo ser humano.

De todos o que aterroriza não é a ira, às vezes avassaladora, mas o medo. Ele é sem dúvida o mais temido gigante mau da alma, é pior que a ira muitas vezes e intefere junto a sentimentos positivos como oamor e o dever.

Mas é muito poderoso. Não há quem escape dele. O homem pode até dominar a ira, descartar eventualmente o amor, transigir com o dever, mas nãopode se livrar do medo. É impossível. Não há super-homem que consiga e nem mulher maravilha. Pode-se controlar mas não vencê-lo totalmente.

Tinha razão Sartre quando dizia: "Todos os homens têm medo. Quem não tem medo não é normal e isso não tem nada a ver com a coragem". Em outras palavras: quem tem fiofó tem medo. É uma verdade abissal. Sartre tinha razão, só os loucos não têm medo. Foi o que quis dizer. E o medo não retira a coragem. Esta aé algo de momento.

Eu sou medroso paca. Twnho medo de tudo no mundo, memnos de outro homem. Mas medo de verdade sinto de rato, cobra, alma do outro mundfo emulher braba. Omeu medo não é covardia, mas precaução e algo que faz parte da minha natureza. Qanto a coragem fica no banco e só entra em campo na hora certa. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/07/2016
Código do texto: T5703488
Classificação de conteúdo: seguro