CONSULEZA

"O EU IMÓVEL UTENSÍLIO"


Encontrava-se alheia, estando abandonada num provisório retiro, mas, inesperadamente, surgiu um papel, que, convicta, acreditou ter condições de, eficientemente, desempenhar. Acreditem: pude mesmo captar sua energia positiva. Voltaria a vida. Para isso, apenas precisava daquele impulso, e alguns retoques de rejuvenescimento.
Sempre foi um estilo clássico, silenciosa e discreta, presente em moderados espaços,atendendo,satisfatoriamente, nos eventos internos, e sempre surpreendendo, ante sua aparência de fria executiva,  possuidora de um grandioso e aconchegante coração de mãe...”sempre cabendo mais um”...

Daí, quis tanto ajudá-la: convidei um especialista. Faria uma avaliação concisa, dos pequenos ajustes e reparos.
De cara, testaríamos sua conexão com o mundo presente, testaríamos sua energia, frente a modernidade. Talvez, fosse indicado adaptar-lhe uma fonte, embora tenha sempre resistido a quedas. Ao acender das luzes, sempre lá estava, resistente, acenando com vida interior...
Depois, vedaría seu portal com o externo, protegendo-a, frente as oscilações de ares rarefeitos.
E fundamental: compraríamos dois pares de sapatos novos. Seus pés estavam descalços, ao relento, na umidade.
E aí, partiría para a maquiagem, precisaria de um anti-oxidante, uma base selante, e, por fim, uma nova cor, a branca cairia como uma fina luva, combinando com seu interior, sempre adequadamente criogenado, conservadora de diversas longevidades...

Mas, para minha surpresa, o especialista nem ao menos telefonou. Falando no antigamente, “deu bolo”, e a condicionou, pelo menos por enquanto, a permanecer retirada, certamente sugerindo nas entrelinhas, que a entregasse para a desconstrução, devido sua idade cronológica, suas marcas de desgaste, frente ao negligente e temperamental tempo, que, inexorável, perfila o externo, mesmo que ciente, estar avaliando midiaticamente, mais valorando estruturas frágeis e descartáveis, porém com “designer” contemporâneos...

Impassível, no retiro ela continua...com borboletas pousadas sem asas, peixinhos beijando tartaruga sem rabicho, frutinhas pela metade, porém, junto a essas imanações, uma mensagem perdura, face a face, inalterada: “Tudo posso naquele que me fortalece”...

Nos tempos, nem dourados, nem prateados, era vista como Essencial.
Pena que perdi o Manual...