EM SAÚDE NEM TUDO É O QUE PARECE
Dias chuvosos estressam a cachorrada e até certo ponto os humanos também. Hoje eu estava jururu, quando a Tânia Regina Dos Santos Castro disse que eu levasse os cães para dar uma volta, pois o Sol estava mostrando a cara.
Lá fui eu e um de cada vez, cachorros grandes, mesmo que sem intenção fazem estragos maiores se nos abocanharem.
Atravessei a rua, cheira aqui, cheira ali, cheira ali e fomos nos desestressando. Notei uma pequena anormalidade no lombo do Mingo, um american de 14 anos, então pensei em levá-lo segunda-feira no veterinário. Durante o processo de desestressamento veio-me a lembranças as inteligentes palavras do Ministro da Saúde o engenheiro civil Ricardo Barros. Sentei-me e passei a mão na cabeça do meu amigo e disse-lhe que faça um exercício diário até que desapareça a protuberância que está começando a aflorar.
Enquanto observávamos os carros passando veio-me que o Ministro na realidade seja muito mais que inteligente, muito mais, quem sabe beirando o comportamento de sábios.
Ora pelo dito ele corrobora um dos princípios do governo de Dilma, ou seja, que o programa "Mais Médicos" seja um dos pilares para reverter o caos instalado na saúde pública, pois se ele recomenda que os médicos apalpem e examinem melhor os pacientes, isto só será possível com mais, muito mais médicos.
Das duas uma, ou Dilma tinha razão, ou o Programa Mais Médicos seria uma espécie de curandeirismo, pois assim sugere o sofisma ministerial ao dizer que praticamente são desnecessários exames laboratoriais.
Longe de qualquer posição ideológica, até porque nem o PT tem ideologia, assim o Ministro se mostra um pouquinho Dilma!