MUDOU ALGUMA COISA?!

Comentário da repórter no jornal – “O matrimônio, mesmo com a evolução do papel da mulher, não mudou tanto assim em quase 100 anos”. Vida a dois: casamento maravilha ou desastre? Há ensinamentos atemporais...

Excertos de um livro publicado em 1913 na Inglaterra, projeto de reedição no Brasil:

“A mulher deve ficar atenta com o horário das refeições – nada aborrece mais um homem do que ficar esperando pelo jantar. - O marido é o dono da casa”. // MARIDO – “Não a trate ‘meu docinho’ por muito tempo – novidade já esfriou. - Demonstre amor – ela gosta de ser paparicada e cortejada pelo marido mesmo já sendo avó. - Mesmo com pressa, dê um beijo de despedida em sua esposa antes de sair. - Não fale como se ela fosse criança – é tão inteligente quanto seus colegas de trabalho. - Evite ser crítico e sincero demais o que o tornará desagradável. - Compre para ela sapatos de vez em quando – vai adorar o presente.” Etc. etc. etc. // ESPOSA – “Os defeitos dele a divertiam quando namorados. - Ele nunca vai entender o ponto de vista feminino. - Seja natural com ele, à vontade, ou não deveria ter casado com ele. - Não comente com as amigas sobre falhas dele ou exiba qualidades. - Mesmo você tendo razão, nunca diga a ele “eu avisei”. - Guarde para ele e não para os outros seus melhores sorrisos e delicadezas. - Não seja sarcástica com o mau gosto dele se misturar gravata roxa com meias verdes; ajude-o. - Não dê a seu filho o mesmo nome do pai, evitando Pedrão-Pedrinho ou PedroPai-PedroFilho.” Etc. etc. etc.

FONTE:

“O que as esposas / os maridos não devem fazer”, livro de BLANCHE EBBUTT - Jornal O GLOBO, Rio, 25/6/11.

F I M