CHEGOU A MINHA VEZ...

CHEGOU A MINHA VEZ...

"-- Vai trabalhar pelo Mundo afora /

que Eu estarei até o fim contigo! /

Está na hora, o Senhor me chamou... /

Senhor, aqui estou"!

(trecho do antigo "Hino do Seminarista",

do SMSVP, anos 50/60)

Sinto que a decepção que mais me incomoda, a desilusão mais acachapante (?!) -- seja lá o que o termo signifique -- foi saber que os 2 colegas de sala de aula, que mais invejei nos anos 60, por escreverem "um diário de Classe" do Seminário Menor na revista "ENTRE AMIGOS", nunca mais rabiscaram 1 linha sequer. E vim a saber disso pela boca de um deles, digo, pelas mãos, digitado no primeiro dos vários emails que me enviaria a partir de nosso "encontro" inicial nos mares cibernéticos, graças a uma providencial letra Z, "acrescentada" por mim ao sobrenome do colega e "reprisada" por êle... mais 1 falseta do Destino, que não cansa de me espicaçar a existência.

Augusto Spisla (sem Z algum) me deu uma pequena prova de seu talento, num dos emails, contudo o sisudo Aloísio Cansian -- de sua figura recordo apenas que era da minha altura, quase 1,60 cm na época -- parece ter realmente decidido jamais tornar a escrever.

Tive um primo na família, Joãozinho (Osmar foi "adotado", junto com sua irmã Ivone Teixeira), filho legítimo já pelos 30 anos, espécie de "cigano" que sumia de casa por meses. Adorava circo, provavelmente seguia algum e "tocava violão" com uma cadeira atravessada sobre as pernas. Vivia com o rosto vermelho, inchado, resultado de anos de dependência da "branquinha", "pinga", cachaça. Tinha um "bigode vassourinha" muito comum na época, barba sempre por fazer, muito Creme Glostora nos cabelos negros cuidadosamente penteados... e um maço de papel marrom, que conseguia não sei onde.

Joãozinho passava as tardes escrevendo, suponho que reproduzindo as peças cômicas que assistia nos picadeiros. Na família Azevedo não tinha músicos, poetas, escritores... até nós nascermos, eu mais meu irmão gêmeo Renato. Nos colégios aprendemos pintura, bordado, música, estivemos até numa peça teatral ridícula, um general e seu ordenança que levavam vassouradas das esposas, isso em pleno dezembro de 1964, a Revolução recém-instalada no país. Pelo visto as freiras de nada sabiam...

Agora, escrever alucinadamente (sem gostar de ler) "herdei" do primo Joãozinho e passei boa parte de minha juventude escrevendo dezenas de cartas (talvez centenas) para Jornais, Rádios, concursos de todo tipo, parentes, amigos... e só Deus sabe quem mais, nesses exatos 50 ANOS que me separam dos dias nos bancos escolares.

Num tempo em que tudo era "para nosso bem" FUI OBRIGADO (como a maioria) a me tornar seminarista, em época que ter um padre ou freira na família dava prestígio. Porém, o ensino no SMSVP me deu uma base de conhecimentos vários (francês, música, canto coral, redação, ética, etc) que me poz muito acima dos jovens de minha idade, não só no Morro onde nasci, como nos empregos onde atuaria adiante.

Sou muito GRATO ao Seminário -- ao qual devo quase tudo, inclusive ano e meio de mensalidades -- e gostaria de deixar registrado em meus escritos um pouco dos bons momentos lá vívidos. Conclamo os demais ex-seminaristas (e padres ali formados) a contarem suas histórias, eternizarem relatos poucos conhecidos da maioria, enfim, "ressuscitarem" as "EFEMÉRIDES DO SM" que tanta inveja me causavam e que me tornaram esse cronista de "bobagens" e fatos comuns que insisto em relatar.

Chegou a sua vez -- amigo leitor, querida leitora -- de deixar para seus descendentes um pouco de sua história, de suas lembranças, das recordações de um Passado que mudou tanto em tão pouco tempo. Deixe para teus filhos e netos mais do que casa, bens, conta bancária... lhes destine teus sonhos, teus ideais juvenis, tuas realizações no Passado, os passos e atos que te levaram (ou trouxeram) até os dias atuais. E nem precisa ser bem escrito, pontuação correta, ortografia "nos trinques"... basta CONTAR, como faziam os tataravós à beira da cama ou ao redor das lareiras, nas noites frias. Entretanto, não vá esperar pela aposentadoria (?!) para iniciar essa jornada, como pretende meu amigo Augusto... pode não dar tempo !

"NATO" AZEVEDO (escritor e compositor) 12/julho 2016

****************

OBS: a foto anexa, de alunos de nossa sala (Segunda Série Ginasial) 1965/66 é cortesia de AUGUSTO SPISLA.

(link da foto)... https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4306486318582&set=g.262771343825322&type=1