A VENDEDORA DE CASTANHAS

Subindo a rua, em direção ao mercado... - Ia a vendedora de castanhas... - A feira nos proporciona uma experienciação quase que apoteótica... - E, em meio a essa amálgama, aquela juvenil adornava o feio. O decote, que vez por outra, insinuava os mamilos; a barriga com seu umbigo desafiador; as sacudidelas da bacia, quando expunham as coxas... Contribuíam para as maledicências. Por ser miscigenada, a feira sugere muitos boatos. Assim, todos os "fuxicos" eram dela. -Castanha! - Castanha! Os fregueses degustavam a iguaria sem apartar os olhos da menina. O seu jeito lascivo provocava o ambiente, naturalmente, conturbado. A vida pulsa discrepante, naquele aglomerado de restos. Acercava-se dos fregueses com fascinação; e agregava ao magusto uma hilaridade, como se quele fosse o melhor dos seus sorrisos. Porém, a pubescente não era uma exibicionista, por assim dizer. No empório, fingi-me de interessado por um cordel, apenas para observá-la, mesmo de soslaio. – Veio até mim. – Castanha? – Não, obrigado!. – Prove um bocado!, - Insistiu.– Aceitei, encabulado. A danada tinha persuasão,– Muito embora, inconsciente... - Foi só me distrair, para perdê-la entre as bancas da feira -Que, aos sábados, engolia às ruas por perversão e costume. Perguntei o nome daquela moça que escamoteava por ali, com sua bacia presa às ancas, provocando a libido alheia – Mas, ninguém sabia! – Era verdade. Pra quê um nome? A fulana tinha ao seu favor, o mistério; portanto, uma afortunada.. A minha ousadia, ao mesmo tempo, divisava o que era descabido. Seguimos caminhos separados... - Mesmo hoje, passados vários anos, quando volto ao mercado da cidade procuro pela vendedora de castanhas. Talvez querendo emendar o que ficou quebrado ou perdoar a mim mesmo do que se fez pecado... – E, quando não a encontro, penso: a este lugar está faltando um pouco de graça... - É isso, um pouco de graça!

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 16/07/2016
Reeditado em 30/01/2023
Código do texto: T5699202
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.