A OUTRA FACE DO ESPELHO .
É provável que muitos e muitas considerem o espelho como um dos nossos melhores amigos, aliados, quem sabe até uma das grandes invenções da humanidade .
Não tenho nenhuma condição de discordar já que vivemos num mundo movido pela vaidade e egoísmo desenfreado então , é perfeitamente natural que a humanidade ainda tenha que continuar dependendo e muito e cada vez mais dos espelhos . Como disse antes, nada contra .
Entretanto, não me lembro de ter lido ou ouvido qualquer comentário sobre a outra face do espelho, aquela mesma que esconde nossos defeitos, as imperfeições e que jamais mostra o que e quem realmente somos .
Não é difícil disfarçar rugas, carregar na maquiagem e exagerar nos batons ofuscantes, já que o espelho quase sempre aprova. Não é difícil gastar horas preciosas e litros de xampu cuidando dos cabelos, das tranças e dos bigodes mas entretanto, o tempo é cada vez mais escasso para cuidarmos do nosso interior, identificar e entender nossas fraquezas e defeitos e é aí ou é pra isso que serve a outra face do espelho .
É bom lembrar , para que não fique nenhuma dúvida , que os dois lados são sinceros embora a parte que reflete tenha certa tendência a nos enganar, iludir e apresentar muitas coisas que só nossos olhos preferem ver mas, entretanto, a beleza que o espelho reflete , muitas das vezes completamente ilusória e passageira , não diz a verdade a quem possamos despertar interesse e muito menos a nós mesmos .
Aprendi , ou melhor, continuo aprendendo a olhar para o meu espelho procurando também enxergar o que ele não me mostra e então , inevitavelmente surge uma enxurrada de questões como por exemplo , como ando tratando as pessoas ? O quanto tenho sido sincero comigo mesmo e com os outros ? Até onde posso chegar e na verdade, qual é o tamanho da minha força ?
Estas e outras incontáveis perguntas se apresentam na face oculta do espelho, aquela mesma que não damos nenhuma importância e que fazemos o possível para que continue escondida.
É claro que quem comigo convive não consegue me ver a fundo . Talvez nem eu mesmo me conheça realmente bem . Entretanto, o que muito me incomoda e aí não tenho certeza se é defeito ou virtude , é quando confundem o que falo, não entendem minhas atitudes e fazem uma idéia completamente errada do que penso, sinto e das minha intenções .
Não posso deixar de citar que não sou nenhum santo, que sou absolutamente imperfeito mas, uma coisa que me consola e conforta é que pelo menos a sinceridade é minha amiga íntima , tão amiga quanto a outra face do espelho...
*********
...dedico esta crônica a uma amiga poetisa que gosto muito , que tenho profundo respeito e admiração e que certa vez disse que tenho um "ninho de conquistas"...
(...imagem google...)