Vantagem do patife

Quem tem experiência de vida e, na medida do possível - se isso é possível -, tentou sepre preservar pelo menos um mínimo de dignidade, sabe o quanto é difícil ser honesto e digno no nosso patropi.

Não, não estou me referindo à política, nesta sei que honestidade é como agulha no palheiro, mas falo de uma maneira geral, na vida como cidadão, notrabalho, na relação com próximo, no enfrentamento das disputas no cotidiano...

Na verdade, sejamos francos porque franqueza e caldo de galinha naofaz mal a ninguém, não é só a natureza da pessoa e as suas fraquezas que levam alguém aos devios morais e aos arranhões no caráter, além das nódoas de romãe caju na honra. O problema é que a cultura da desonestidade está arraigada e entranhada na nossa sociedade. Ela, a sociedade, e absolutamente corrupta. Em todos os setores.Repito: em todos os setores, não se salva nenhum. Ser direito no nosso patropi é quase missão impossível.Estou exagerando? Nao, mas gostaria que fosse apenas um desabafo de um véio caduco. Juro.

É duro se manter mais ou menos direito. Paga-se um preço muito alto. Sei o que stou dizendo, hermanos. Quem é patifre sempre leva bantagem. Gosto do que disse um pensador, Valtour: "O patife tem sobre o homem honrado a vantagem de que, quando necessário, pode prarticar atos de honradezsem deixar de ser patife, ao passo que o outro não pode praticar patifarias sem deixar de ser honrado". É uma verdade abissal. O patife é quem vence. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/07/2016
Código do texto: T5698785
Classificação de conteúdo: seguro