AÇÃO HUMANA
Deve existir dentro do cérebro humano um troço qualquer que desencadeia atitudes que, para a maioria não faz o mínimo sentido.
O mesmo ser que é capaz de entrar num ambiente dominado pelo fogo para tentar salvar alguém, correndo o risco de também morrer queimado, é autor de assassinatos em série como o que aconteceu ontem na cidade de Nice, no sul da França, onde um ser humano, igual a qualquer um de nós, dirigindo um caminhão em alta velocidade e em zig-zag, matou oitenta e quatro pessoas.
Esse número veiculado até agora pode aumentar devido à gravidade dos ferimentos causados aos que permaneceram vivos.
O autor do crime foi um francês de origem tunisiana, fato que pode sugerir as seguintes hipóteses.
Haveria alguma possibilidade desse ataque ser represália ao povo francês pelos crimes cometidos durante a ocupação que durou 75 anos, de 1881 a 1956, quando a Tunísia foi transformada em protetorado, depois da invasão da Argélia?
Poderia ser a expressão de sequência genética onde está codificado o ódio atávico que se manteve inalterado por gerações consecutivas dos tunisianos antes livres, para os filhos, netos, bisnetos, etc.?
Seria apenas e simplesmente alucinação de mente vazia, sem objetivos, num mundo sem oportunidades, dominado pela tecnologia e com excesso populacional estimulado pela mídia ao consumo de inutilidades cada vez mais inúteis?
Ou talvez seja a encarnação de um desses anjos exterminadores propagados por religiões, cada vez mais ilógicas, aferradas a discursos ortodoxos, cujos deuses mesquinhos só se manifestam através de destruição com requintes de perversidade, mas que talvez, e por isso mesmo, arrebanham milhões de fiéis desesperados, morrendo aos poucos num presente vazio, pela desvalorização do passado e da incerteza num futuro de horizontes irrealizáveis?
Qual a sua opinião?