OSSOS DO OFÍCIO- História Verídica

Toda profissão tem seus espinhos, suas dificuldades que às vezes nos coloca em apuros, ou mesmo risco de vida. O cargo de Oficial de Justiça Estadual ou Federal é um desses exemplos . Meu colega de Cartório de Piracicaba foi recebido a tiro numa propriedade rural mas, felizmente o tiro não o acertou e outra Oficial de Campinas que teve o seu cordão arrancado do pescoço, por um ladrão. O Oficial atua com muitas dificuldades de todos os tipos e espécies, no cumprimento do dever, como representante do Juízo, com atuação numa extensa área jurisdicional , na época era mais de trinta cidades, que com o seu próprio carro, sem ajuda de combustível e sem recebimento de diligência, somente o salário, com uma grande carga de trabalho, faz plantão em feriados e domingos.

Foi um dos meus casos acontecido há muitos anos atrás, que no meu cargo de Oficial de Justiça Federal, dirigia-me a um endereço afastado da cidade de Limeira, para fazer uma citação ou intimação judicial de uma determinada pessoa, não me recordo se era executado ou testemunha de uma ação criminal. Nessa ida, numa estrada estreita de terra, na zona rural, estava de carro quando de repente apareceu uma boiada, uma manada de noventa a cem cabeças, levantando muita poeira, tocada só por um peão.

A boiada tomava conta de toda a estrada e foi se aproximando, então parei o carro bem rente a uma cerca, fechei os vidros esperando que ela passasse. O maior boi da manada, passou a centímetros do vidro fechado, com seus enormes chifres, e qualquer movimento com a cabeça atingiria meu carro. Fiquei estático, quase sem respirar, pois não havia mais nada que eu pudesse fazer naquele momento, se o boi balançasse a cabeça quebraria e vidro e atingiria meu rosto.

A boiada passou sem qualquer incidente e, então, prossegui o meu caminho. O endereço estava errado, era desconhecido no local e voltei sem fazer a citação ou intimação judicial, devolvendo o mandado em Cartório para nova determinação.

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 12/07/2016
Reeditado em 18/07/2016
Código do texto: T5695209
Classificação de conteúdo: seguro