MATUTINAS E VESPERTINAS
MATUTINAS E VESPERTINAS
“Servo pobre - na tarefa continuo, mesmo assim, no socorro ao sofrimento do qual, só Deus sabe o fim”. (Cornélio Pires).
Nas tristezas da vida, nas alegrias incontidas, vemos o sol a brilhar, a lua a encantar as noites de solidão e as estrelas a cintilar aniquilando a escuridão. O homem no evolver de seus sentimentos procura a evolução, mas as imperfeições proliferam nas atitudes e ações. Vem às guerras, a violência, o orgulho, o desprezo à discriminação, no poder soberano de quem não tem coração. Retroage na inteligência preferindo o instinto bestial, troca o amor e o bem, pelo difamoso mal. É fruto de um mundo aberto, de uma divinal doação de Deus, que em sua amplitude concedeu-lhe por amor e dedicação: a inteligência, o livre-arbítrio, e de quebra o instinto. Porém, troca a grandeza pela pequenez e de uma só vez vai dilacerando o amor, a caridade, a fraternidade, passando a agir com um irracional, esquece o bem e deriva para o mal. Uma máquina quase perfeita cheia de fluido vital, que deveria ser bem conservada, porém os vícios nocivos vão consumindo o combustível da vida, é um suicida em potencial. Para se ter uma idéia mais clara e dissonante basta olhar e ler na mídia impressa, sem pressa o que acontece no dia-a-dia. O pernicioso devora o glorioso e torna-se assombroso, é a destruição do homem pelo homem somado a ignorância em detrimento da educação. Os crimes se sucedem, a corrupção toma impulso incomum, o rico fica mais rico e emprego para os pobres, nenhum! Essa vidinha que levamos no decorrer de nossa existência, procurando andar na linha, fazendo tudo como manda o figurino e o destino poucos adere, tirar proveito é deleite para os ociosos, paternalismo, assistencialismo, jamais. Não dê peixe ao homem, mas ensine-lhe a pescar, dinheiro que cai do céu sem contribuição do suor humano é carcomano e pernicioso, pois pela comodidade deixa o homem preguiçoso. Senão vejamos: “Nordeste surpreende – geração de empregos formais é recorde – número de novos postos de trabalho com carteira assinada no País é o maior desde 1992”. Ainda sem solução e Rio Poti agoniza com poluição.
Em Quixeramobim pacata cidade do interior cearense, duelo tem fim trágico, duas mortes. Antonio Iran Alves Pereira e Francisco Leandro Filho foram os protagonistas. Casa do túnel que daria fuga a bandidos do IPPOOII – paga com notas de R$ 50 reais, as mesmas roubadas do Banco Central. É mole ou quer mais? Confirmados mais três óbitos por dengue hemorrágica no Estado, indagamos quando o governo brasileiro e o Ministério da Saúde vão neutralizar a ação do mosquito, que já está sendo chamado de “mosquito inteligente”, pois engana autoridades e muita gente. Constituição Estadual tem propostas para o setor da cultura. O líder do governo deputado Nelson Martins do PT (Partido dos trabalhadores) contesta outros procedimentos denunciando insegurança em todo Estado, e isso é novidade nobre deputado, quem está no poder o que é de bom a amnésia leva ao esquecimento, pois palavras de alguns políticos são iguais a - santo mouco, não escuta mais quer o troco. Fraude da Petrobrás faz com que Polícia Federal intensifique investigação sobre políticos, entre os que se beneficiaram desse esquema estariam integrantes do Partido dos Trabalhadores. Repasses a Ongs serão vetados, motivo: desvios de finalidade. Que País para ter - corruptos meu Deus! Vamos exportar todos, só assim a solução será resolvida, antes que o vírus se espalhe Brasil afora. Roriz será julgado no TSE (Tribunal Regional Eleitoral). Decisão errônea é a nossa opinião. Crise política: “PP, PR e PTB pressionam por cargos, têm muita gente querendo mamar nas tetas do governo”. Prejuízos para a União – TCU (Tribunal de Contas da União) - aponta falhas na fiscalização de imóveis. Na realidade é que ninguém quer patavina com a responsabilidade, é a famoso “faz de contas”. Acidente aéreo no Pará deixa três mortos e um sobrevive. Trabalho na alta estação deve gerar 13 mil vagas temporárias no Estado, é o velho quebra galho, o famoso e famigerado bico. Juventude brasileira clama por empregos e aqui lembramos as promessas de campanha do Presidente Lula que afirmou que se fosse eleito uma geração de 10.000.000 ficaria a disposição dos brasileiros. Como se diz no vernacular nordestino esse é um verdadeiro “infeliz das costas oca”. Não há como evitar celular em presídio, diz secretário, nos últimos 12 meses, cerca de mil aparelhos foram apreendidos nos presídios cearenses. Marcos Calls o titular da pasta precisa ser mais rigoroso, pois brasileiro é como parafuso, só vai no - arrocho. A novela Ceará Steel continua, é a mais longa do Brasil, novo gasoduto facilitará vinda da siderúrgica. Tarifa de telefone fixo vai sair e coitado do funcionalismo recebe uma merreca de reajuste. Tucanos estão mais próximos do governador Cid Gomes, alguma presa a espreita. Esperem para ver! Governo Federal pretende contratar através de concurso público sete mil funcionários. Vamos esperar para ver como é que fica, pois esmola grande cego desconfia. Mais um foco de corrupção, agora na Câmara Municipal de Natal, no Rio Grande do Norte. Polícia investiga mais uma morte na Base Aérea de Fortaleza, é a terceira em pouco espaço de tempo.
Soldado morre e Comando da corporação militar faz silêncio sobre o caso, à vítima foi identificada, trata-se do soldado Crisberley Mota Araújo, 23 anos, e a suposta causa mortis teria sido uma queda de um trator. Húngaro Szilaggi Sola detido pela Polícia Federal, estava acompanhado no cinema Majestic apreciando um filme pornô, causa: situação irregular no Estado. Fortaleza é rota internacional de cocaína, diz Polícia Federal. Jornais serão usados na educação nas escolas, motivo: estimulação da leitura, preço mais accessível e aumento de conhecimentos gerais. Medicina natural volta a ser valorizada - devido aos altos custos de remédios alopáticos. Maturidade e mais experiência muda hábito de consumo, apesar de certo pragmatismo, a “clientela cinquentona” está cada vez mais aberta à experimentação de produtos e serviços. Políticos brasileiros planejam limpar o nome perante a população brasileira. Diretor da ONU (Organização das Nações Unidas) elogia potencial brasileiro, Jacques Diouf, diretor de alimentação e agricultura, participou de reuniões da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e defendeu o potencial brasileiro de produção agrícola e bioenergética. Missa em latim deverá ser facilitada – Decreto do papa Bento XVI a ser divulgado deve facilitar a realização de missa em latim nas paróquias. Quer dizer quem em português atrapalha? Confrontos violentos no Paquistão já deixaram um saldo de 20 mortes. Pesquisa IPCA diz que Fortaleza tem a inflação mais baixa do País, com alta de 1,04%, contra 2,08% no mesmo período. Leonardo Boff diz que é contrário - a transposição das águas do rio São Francisco para outros estados do Nordeste. Por que Boff? Alternativa para superar crise, usuários trocam viagem de avião por ônibus. Choque de ônibus com ambulância deixa quatro mortos na rodovia CE-060 nas proximidades de Várzea Alegre, distante 201 quilômetros da capital. Energia no País é mais cara que nos estados Unidos da América do Norte, aliás, aqui tudo é mais caro e consumidor sofre pra dedeu.
Ventos fortes deixam mar mais revolto e perigoso para o banho - risco de afogamento aumenta. Cresce demanda judicial por crimes virtuais. Aumenta no Japão o número de mortes por suicídios. Tecnologia define profissões do futuro. Al Qaeda pode estar infiltrada na Polícia britânica, informa o jornal “Daily Mail”, citando documentos com supostos radicais que podem ser agentes da Scotland Yard. Polêmica no Congresso, PEC cria cinco mil vagas de vereador, essa proposta de emenda constitucional parece com late de doce, “todo mundo mete o dedo”. Kasparov quer acabar regime de Putin, Israel aprova libertar 250 presos palestinos, cresce a ameaça de invasão à Mesquita no Paquistão. E haja violência no mundo que está mais sujo do que chão de oficina mecânica. Pelo aqui exposto, e pela grande variedade de notícias, não poderíamos deixar de exalçar o escândalo que incomodou o Vaticano e principalmente o papa João Paulo II, os casos de pedofilia na Igreja Católica e mais especificamente nos Estados Unidos da América, a igreja teve que desembolsar milhões de dólares por decisão da justiça americana para pagar indenização às famílias das vítimas. Os escândalos sexuais na Igreja: “Na entrada do novo milênio, a Igreja enfrentou uma de suas maiores crises em tempos modernos: o escândalo dos padres pedófilos”. Em 2002, as denúncias contra sacerdotes americanos - foi um golpe para o catolicismo. A instituição que tem como tradição tratar com discrição as denúncias de abusos sexuais em suas fileiras, desta vez, teve de agir diferente para proteger sua imagem. O pivô do escândalo foi Bernard Law, cardeal de Boston. Ele já foi o favorito do papa entre os prelados americanos. Hoje é o símbolo do que há de errado com eles.
Em janeiro de 2002, quando certo padre John Geoghan foi levado a julgamento, tornou-se público que o cardeal de Boston o tinha transferido de uma paróquia para outra, sempre que ele se envolvia em novo caso de pedofilia. Geoghan, acusado de estuprar mais de 130 crianças em trinta anos, foi sentenciado a dez anos de cadeia pelo crime de ter abusado de um menino de 10 anos. Ele ainda responde a processo por “assalto indecente” e agressão a outro garoto, em 1990. O cardeal Law teve de admitir que a arquidiocese houvesse torrado 10 milhões de dólares em acordos extrajudiciais com outras vítimas de Geoghan. Para aplacar o clamor público, Law entregou uma lista de setenta padres de sua diocese acusados nos últimos quarenta anos de abusos sexuais contra meninos. Foi quando o país acordou para o drama da pedofilia na sacristia, gerando uma onda de indignação que ameaça tragar a Igreja Católica nos Estados Unidos. A importância avassaladora da questão pôde ser dimensionada pela convocação, por parte do papa João Paulo II de uma reunião de emergência com todos os cardeais americanos, a primeira em uma década. Mas, no final, a atitude não foi dura o bastante. A cúpula da Igreja Católica americana decide expulsar apenas os pedófilos contumazes. As acusações de padres pedófilos têm-se espalhado por todos os países, não é um caso isolado dos EUA. Talvez ocorra até numa taxa superior à dos americanos em países mais relaxados em matéria de moral e de investigação policial e judiciária. Nem na terra natal do papa, a Polônia, a Igreja escapou. O arcebispo de Poznan, Juliusz Paetz, renunciou na Páscoa após denúncias de que teria molestado jovens seminaristas anos atrás. Paetz era amigo de João Paulo II. Em países como França e Inglaterra, dezenas de padres acusados de molestar meninos estão cumprindo pena atrás das grades. Há pilhas de processos contra a Igreja na Irlanda, na Austrália e no Canadá. Só a Igreja irlandesa gastou 110 milhões de dólares em indenizações.
A crise veio mostrar a vulnerabilidade da Igreja, que ainda se prende ao conservadorismo moral e a rigidez doutrinária. Para os teólogos, o estrago foi tão grande que dentro da cúpula católica existe quase uma unanimidade sobre a necessidade de mudanças. (fonte: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/papa_pontificado/crise.html). É uma vergonha sem proporções para a igreja que o papa Bento XVI diz abertamente ser a única igreja de Jesus Cristo. Os padres católicos estão fazendo o inverso o que Cristo afirmava: “Deixai vir a mim as criancinhas, pois elas herdarão o reino dos Céus”. Enquanto citados religiosos dizem: “Deixai vir a nós as criancinhas, pois queremos fazer crau”! É terrível, horripilante e com essa atitude animalesca vamos acreditar em quem?
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE