Frustração literária

Adoro ler bons romances, principalmente baseados na nossa história, tanto atual como passada. Fico espantado que apenas dois romances tenham sido escritos usando a matéria-prima dos anos cinquenta até o golpe de 64. Refiro-me a grandes romances. São eles, "Incidente sobre Antares", de Érico Verísssimo, e "Quarup", de Antonio Callado.

Mas o que mais me entristece é que tenha sido um escritor peruano, Mário Vargas Llosa, quem escreveu o grande romance brasileiro sobre a Guerra de Canudos, o excepcional "A Guerra do Fim do Mundo".

Ficando pensando no porquê dos nossos roancistas terem esquecido Canudos. Por que deixaram Vargas Llosa fazer see romance? É frustrante para a nossa literatura.

Ainda bem que Rubém Foseca com o seu ótimo "Agosto" tenha resgatado a agonia do governo Vargas, antes que o peruano tomasse a frente.

Dói dizer, mas em lieratura, especialmente de ficação, não aproveitamos bem a nossa história. Imaginem se o saudoso Garcia Mafrquez tivesse residido umtempo no Brasil. Sei não, mas salvo raras exceções, os nossos romancistas são acanhados paca. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/07/2016
Código do texto: T5692524
Classificação de conteúdo: seguro