Pilha do gato

Acho que alguns amigos, aqueles mais adentrados nos anos, recordam da Série "O Bem Amado", escrita por Dias Gomes, que criou aquele universo fantástico que era a cara do Brasil, Sucupira. Recordam também do seu prefeito o famoso Odorico Paraguaçu. Nunca se fará um seriado tão maravilhoso, não com aquele humor corrosivo, a pena de Dias Gomes era um estilete dissecando as nossas mazelas.

Em qualquer cidade as pessoas identiificavam personagens parecidos com o da série Lembro de vários Odoricos.Vou apenas citar ume um dos seus causos famosos, mas com certeza o amigo Roberto Rego terá outros na sua Minas.

Vejam bem, naquele tempo, no tempo do "milagre brasileiro" era moda toda cidade abrir churrascarias. E botar nome gaúcho. Em Arcoverde abriu a primeira, deram o nome de Churracaria Gaúcha, e depois inauguraram outra e, poke!, deram o nome de Churrascaria Farroupilha.

A inauguração dessa última foi festiva: banda de musica, foguetão, muita cerveja evinho e, claro, muita carne, churrasco. E... muitos discursos.Como a bebida e comida era zero oitocentos fquei do começo até o fim da festa. Fui com o prefeito, o famoso Antonio Lomba, onosso Odorico Paraguaçu.Era igualzinho. Famoso pelos seus improvisos oratórios.Depois de vários oradores, anunciaram Lomba, o nosso Odorico. Depois de elogiar os presentes, saiu dos entretantos e entrou nos finalmentes: "É com muita alegria que estou inaugurando essa baita churrascaria, a maior do estado, e botaro um nome bonito demais nela, 'Farrapilha', que cumo Rui Barbosa disse significa farra de bebida e pilha do gato". Ele se referia as pilhas que sempre botava no rádio, as famosas Evereready, a ilha do gato. As palmas comeram no centro, só algumas pessoas notaram a gafe.

O causo aconteceu mesmo, do jeito que contei. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/07/2016
Código do texto: T5691887
Classificação de conteúdo: seguro