OS DESAFIOS DO FUTURO PRESIDENTE* COMEÇARAM AOS OIT0 ANOS... 11h45min.

Casualmente, ontem, na TV NBR, assistimos parte do programa em homenagem a um ex Presidente da República, o depoimento foi dado por vários participantes, alguns tinham até algum grau de parentesco com o homenageado.

Órfão aos oitos anos, de pai e mãe, ambos vitimados pela varíola, ele era o mais novo da família, o tio, Henrique Lucena, então governador de Pernambuco, se sentiu na obrigação de ajudá-lo, o levando para a cidade onde residia Recife...

O menino cresceu sempre se destacando nos estudos, escolhendo advocacia, com destaque abraçou esta profissão, isto chamou a atenção de um Presidente da época, que o nomeou Juiz do Supremo Tribunal com apenas 36 anos. Ao mesmo tempo associava a carreira política. *

Na época, havia uma rotina quanto aos Presidentes da República, que se revezavam no poder, um mandato seria de alguém de São Paulo, o outro de Minas Gerais, “política do Café com leite”... Ele foi neste caso exceção, ganhando o apoio deste dois estados...

Foi Presidente de um mandato tão somente, *com desafios econômicos e políticos; fato histórico foi à revolta dos militares no Forte de Copacabana, que culminou com a célebre marcha dos dezoitos “revoltados”, em que a maioria perdeu suas vidas nesta “caminhada”...

Seu sobrinho e conterrâneo, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, também advogado entrou na política graças ao seu incentivo; chegou a ser o governador da Paraíba, 1928/1930 Haveria novas eleições para Presidente de Republica, concorrendo na condição de vice, na chapa de Getúlio Dorneles Vargas; o desfecho todos sabem, foi alvo de um atentado político, que veio a causar sua morte...

Estava em viagem no exterior, quando recebeu a triste notícia, Isto o deixou abalado fisicamente e moralmente, foi fora ele o incentivador para que o sobrinho abraçasse a carreira política...

Estes fatos o deixaram bastante traumatizado, e abandonou por completo qualquer atividade na política...

Doze anos após estes fatídicos acontecimentos vêm a falecer.

Sua vida não deixa um exemplo de superação, sem os pais, longe de sua terra natal e dos demais irmãos, teria que encontrar forças para tudo isto superar; com os desafios a serem vencidos, não deixa de ser o “aprendizado” de cada um, neste mundo de “provas e Expiações”... 12h19min.

*Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa, nasceu em Umbezeira, em 23 de maio de 1885

*Faleceu em Petrópolis em 13 de fevereiro de 1942

*Deputado Federal duas vezes, Senador três vezes. Presidente da República de 1919 a 1922 * Nomes e datas compiladas da Wikipédia.

Curitiba, 08 de julho de 2016 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 08/07/2016
Reeditado em 10/07/2016
Código do texto: T5691581
Classificação de conteúdo: seguro