Renúncia de Arcebispo

Parece que a determinação do papa de punir os bispos que forem negligentes (coniventes) com os casos de pedofilia na Igreja é mesmo pra valer. Uma prova disso é que o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, renunciou ao cargo, sem dúvida pressionado pela determinação papal. Isso porque, segundo a imprensa, esse "príncipe em compotas da Igreja, um ítalo-brasileiro,´seria suspeito de ter abrigado na sua diocese´padres e seminarristas acusados de abusar sexualmente de menores.

Mais: em 2002, ele foi acusado pelo Ministério Público, no Ceará, de coagir adoescentes para que mudassem seus depoimentos contra um frade que havia abusado de 21 meninas, com duas manteve relações sexuais e uma ele teria estuprado, isso no interior do Ceará.

Segundo a imprensa italiana, depois do início da investigação em 2015, Pagotto foi proibido de ordenar padres e de acolher seminaristas.

Estava insustentável sua permanência como arcebispo. Essa renúncia foi forçada. Se fosse nos EUA, país onde as leis realmente funcionam, todos os envolvidos em abuso sexual, tanto o frade tarado e estuprador como os demais padres e seminaristas que foram acobertados pelo arcebispo estariam na cadeia, inclusive o próprio arcebispo. Mas no Brasil dão um jeitinho. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/07/2016
Código do texto: T5691263
Classificação de conteúdo: seguro