RADETZKY MARCH
Radetzky March foi composta por Johann Strauss em 1848 e foi dedicada ao Marechal de Campo Joseph Von Radetzky, logo se tornando bastante popular entre os soldados austríacos durante as marchas. Foi observado que o seu tom é mais do que comemorativo-marcial. Como Strauss concebeu esta marcha?
Strauss foi contratado para escrever uma peça em comemoração à vitória do General Radetzky na Batalha de Custoza. Strauss observou que os soldados cantavam uma música folclórica austríaca popular, de um cantor em evidência naquela época, quando voltavam à Viena após a vitória em Custoza.
Strauss então, ouvindo esta música cantada euforicamente pelos soldados decidiu incorporar a melodia ao seu trabalho.
Quando apresentou a peça pela primeira vez, os oficiais austríacos espontaneamente bateram seus pés ao ritmo da música e aplaudiram com entusiasmo.
Isto então se tornou uma tradição que é mantida viva até nossos dias e repete-se espontaneamente quando a marcha é executada ao público que conhece o costume, nos teatros e nos locais de música clássica de Viena.
Esta marcha é colocada quase sempre no final do “Neujahrskonzert” ou o Concerto de Ano Novo, executado pela Filarmônica de Viena.
Aqui no Brasil, dias ruins nos aguardam nos anos que virão de 2.016 a 2.018. Coloquei propositadamente esta obra de Strauss como supremo desejo de ver nossa nação cumprindo o seu ideal. Antecipando a felicidade por nossa vitória final. É a nossa marcha com Deus pela vitória de uma Pátria livre de toda a corrupção, de todos os desmandos e de todas as veladas tiranias de nossos governantes.